O Grêmio vai pagar menos de um milhão de euros pela compra de 80% dos direitos económicos de Lucas Esteves. O Vitória vai receber 60% do valor, enquanto o Palmeiras, clube formador, fica com 40%. O Leão segue com 20% dos direitos económicos do atleta.
O Grêmio havia depositado o valor da multa rescisória de Esteves no fim de janeiro, mas o Vitória devolveu o valor e acionou uma cláusula de US$ 100 mil (R$ 570 mil) para renovar o contrato do jogador. O lateral recorreu à CBF, mas precisou de uma liminar da Justiça do Trabalho para rescindir com o Leão.
Lucas Esteves disputou 54 jogos pelo Vitória, com dois golos e cinco assistências. Formado no Palmeiras, o defesa atuou por empréstimo no Colorado Rapids, Fortaleza e Atlético-GO até chegar ao clube baiano, no início de 2024.
Esteves é o segundo lateral-esquerdo anunciado pelo Grêmio nesta sexta, após a chegada de Luan Cândido. Eles se juntam a outros cinco reforços para 2025: o guarda-redes Tiago Volpi, o lateral-direito João Lucas, os médios Gustavo Cuéllar e Camilo Reijers, e o atacante Francis Amuzu.
