Mais

Polícia de Hong Kong prende 12 pessoas suspeitas de manipulação de resultados

Detenções desta semana estão relacionadas com uma operação com o nome de código "Green Grass"
Detenções desta semana estão relacionadas com uma operação com o nome de código "Green Grass"AFP

A polícia de Hong Kong prendeu mais 12 pessoas, incluindo dois futebolistas de topo e um treinador, na sequência de anteriores detenções por alegações de viciação de resultados no futebol nacional.

As detenções desta semana estão relacionadas com uma operação com o nome de código "Green Grass" lançada pela Comissão Independente contra a Corrupção (ICAC) em maio do ano passado. Onze futebolistas foram inicialmente detidos e esta semana foram efetuadas novas rusgas em mais de 20 empresas.

As alegações dizem respeito a três épocas desportivas. "A comissão prendeu mais 12 pessoas depois de as investigações terem revelado que membros de clubes de futebol tinham sido subornados para a realização de jogos combinados, a fim de beneficiarem mais facilmente do jogo ilegal", declarou a ICAC na quarta-feira. "Entre os detidos encontra-se o cérebro do esquema".

Os homens detidos esta semana tinham todos entre 24 e 54 anos e incluíam um treinador principal e dois jogadores de um clube da primeira divisão de Hong Kong. Foram igualmente detidos jogadores da liga inferior e um treinador.

"Alegadamente, ao darem sinais secretos aos futebolistas, os dois treinadores detidos durante a operação manipularam os resultados dos jogos, tais como o número de golos, pontapés de canto ou o resultado", declarou a ICAC.