Paris-2024: Federação Francesa trabalha para garantir os jogadores desejados por Henry

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paris-2024: Federação Francesa trabalha para garantir os jogadores desejados por Henry
Griezmann, Mbappé e Giroud
Griezmann, Mbappé e GiroudFRANCK FIFE/AFP
O selecionador da França para Paris 2024 já decidiu quais os três jogadores com mais de 23 anos que quer convocar para o grande evento deste verão. Os clubes dos escolhidos terão de dar luz verde para os ceder à seleção francesa.

A Federação Francesa de Futebol (FFF) já está a trabalhar para levar a melhor equipa possível aos Jogos Olímpicos que se realizarão entre 24 de julho e 11 de agosto na capital francesa. A competição masculina é sub-23, mas cada equipa pode inscrever três jogadores acima dessa idade.

De acordo com o diário francês Le Parisien, Thierry Henry, responsável pela equipa anfitriã em Paris, informou que o trio de internacionais com mais de 23 anos que gostaria de utilizar para ganhar o ouro é composto por Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Olivier Giroud.

É esse o desejo do selecionador, mas caberá aos clubes que detêm estas estrelas seniores decidir se as deixam participar na aventura olímpica, isto porque não se trata de uma data FIFA e, como tal, não existe obrigação. Acima de tudo, terão de ter em conta o ónus de participar nos Jogos Olímpicos poucos dias depois do Campeonato da Europa na Alemanha, um torneio em que, a priori, os rapazes de Didier Deschamps deveriam permanecer até aos últimos dias da competição.

Devido à proximidade entre um evento e outro, há dúvidas sobre a vontade dos clubes dos jogadores de colocá-los à disposição da seleção francesa por um período tão longo, já que as lesões poderiam afetar o início da temporada seguinte.

Todos querem estar lá

Uma coisa que ficou clara nos últimos meses é que todos os três jogadores escolhidos por Henry expressaram abertamente o desejo de estar no torneio olímpico. O próprio Griezmann disse, em entrevista ao Le Monde, que "fará de tudo para ser convocado para os Jogos Olímpicos", algo que terá de passar pela aceitação final do Atlético de Madrid. Mesmo assim, é possível que o Metropolitano facilite a concretização do sonho da sua estrela.

Aos 37 anos, Giroud também já disse que ficaria muito feliz em defender as cores do seu país num evento tão importante. Tal como os seus companheiros de equipa, terá de chegar a um acordo com o seu clube, o AC Milan. No seu caso, existe a possibilidade de os italianos, que se aproximam do final da sua carreira, lhe darem a oportunidade de lutar pela medalha de ouro.

O caso mais complicado é o de Kylian Mbappé, que ainda não chegou a um acordo definitivo com o Real Madrid para se juntar aos Los Blancos a partir da próxima época. Como noticiámos no Flashscore a 19 de fevereiro, o capitão dos Bleus informou o seu círculo íntimo de que quer estar em Paris 2024 a todo o custo. Também dissemos que, em princípio, o clube de Madrid não colocaria qualquer impedimento, mas as negociações são muito complicadas e ao longo dos meses muitas coisas podem acontecer.

Thierry Henry vai entregar a pré-convocatória durante o mês de maio. Esta consistirá numa lista preliminar de convocados que será modificada pela recusa dos clubes em libertar os jogadores. Mesmo assim, sendo os anfitriões, a FFF tentará convencer o maior número possível de equipas para facilitar a tarefa de ter a equipa mais forte possível e tentar ganhar a segunda medalha de ouro olímpica em futebol na sua história.