Mais

A investigação da justiça espanhola à festa de aniversário de Lamine Yamal

Lamine Yamal investigado pela justiça espanhola
Lamine Yamal investigado pela justiça espanholaLIU YONGZHEN / XINHUA / Xinhua via AFP
A estrela do futebol espanhol Lamine Yamal está a ser alvo de uma acusação grave. Para festejar o seu 18.º aniversário, o prodígio do Barcelona terá contratado pessoas com nanismo para fins de entretenimento. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra também os convidados da festa a divertirem-se com jogos de azar possivelmente ilegais.

Uma associação que apoia ativamente as pessoas com nanismo acondroplásico criticou esta situação com palavras duras. É "inaceitável no século XXI usar pessoas com deficiência para entretenimento".

O comportamento de Lamine Yamal violou "a dignidade e os direitos da nossa comunidade". Além disso, foi anunciada uma "ação legal" contra o jovem de 18 anos por ter violado os "valores éticos de uma sociedade que luta pela justiça e pelo respeito".

Lamine Yamal
Lamine YamalJOHN MACDOUGALL / AFP

No entanto, um ator defendeu o compromisso anonimamente na estação de rádio catalã RAC1. "Era um trabalho normal", disse. "Ninguém nos tratou de forma desrespeitosa, fomos autorizados a trabalhar em paz", acrescentou.

Justiça espanhola está a investigar

A festa teve lugar no sábado à noite, em Olivella, cerca de 50 quilómetros a oeste da capital catalã, Barcelona. Yamal festejou o seu aniversário no domingo com muitas estrelas.

Entre os convidados estavam companheiros de equipa do Barcelona e músicos como Bizarrap e Bad Gyal. Posteriormente, foi divulgado um vídeo que mostrava convidados com nanismo a entrar no recinto.

Um vídeo promocional especialmente criado dá uma ideia de como o campeão europeu espanhol celebrou a sua maioridade: os seus convidados podem ser vistos várias vezes a desfrutar de jogos de azar, como o póquer e a roleta.

A modelo espanhola Claudia Calvo relata também que lhe foram oferecidas, a ela e a outras mulheres, quantias entre 10 000 e 20 000 euros para participarem nas celebrações: "Não sei o que esperavam de nós. Estavam à procura de mulheres loiras com um determinado tamanho de peito". De acordo com os meios de comunicação social, a justiça espanhola já iniciou uma investigação.

Também não se sabe ao certo quantos convidados o jogador do FC Barcelona recebeu. De acordo com os rumores, o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton (Ferrari), também esteve presente.

Candidato à Bola de Ouro

Yamal brilhou em campo na época passada e é considerado um candidato à Bola de Ouro. Com o Barcelona, conquistou o triplete espanhol, com a LaLiga, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha.

O internacional espanhol marcou um total de 25 golos em 106 jogos pelo Barça. Os representantes de Yamal ainda não responderam a um pedido de comentário.