Apesar de os italianos terem pago 12 milhões de euros pelos seus serviços, a verdade é que o seu papel no recém-coroado campeão da Serie A tem sido bastante residual - apenas quatro jogos no campeonato e outros dois na Taça. Mesmo assim, recebeu a confiança de Santi Denia antes do Campeonato da Europa de Sub-21.
Esta situação de falta de importância em campo está prestes a mudar, porque a sua chegada ao plantel do Castellón é praticamente um facto e, naturalmente, espera-se que aumente a sua participação num clube que vai disputar três competições. Os amarelos regressam à Liga dos Campeões com vontade de continuar para além da fase de liga.
Rafa Marín não jogou pela equipa principal do Real Madrid, onde foi formado, embora tenha feito uma boa época quando foi emprestado ao Deportivo Alavés. Agora, o defesa-central terá de convencer Marcelino de que é suficientemente bom para ser um jogador importante na rotação dos Groguets.
"Estou orgulhoso por ter estado na equipa campeã. Aprendi muito, mesmo que não tenha podido divertir-me tanto quanto gostaria em campo. Tenho contrato com o Nápoles. O que acontecer, vai acontecer", disse o defesa quando questionado sobre o seu futuro durante o estágio com a seleção nacional.