O Tribunal Provincial de Madrid condenou quatro pessoas por crimes de ódio e ameaças cometidos contra Vinicius Júnior (24 anos), jogador do Real Madrid, na véspera de um clássico da Taça do Rei em 2023.
O incidente teve lugar na madrugada de 26 de janeiro de 2023, horas antes de o Real Madrid receber o Atlético de Madrid no Santiago Bernabéu.
Nessa noite, um boneco com o número de Vinicius Júnior nas costas apareceu pendurado numa ponte perto da Ciudad Deportiva do Real Madrid, junto a uma faixa onde se lia "Madrid odeia o Real".
Em consequência do sucedido, quatro arguidos foram condenados a penas de prisão que variam entre 22 e 14 meses.
Um dos autores, o mais punido, acumulou 15 meses de prisão por crime de ódio (art. 510.º do Código Penal) e mais sete meses pelo crime de ameaça, por ter divulgado imagens da ação na Internet, amplificando o seu impacto. Os outros três arguidos foram condenados a sete meses de prisão por crime de ódio e mais sete meses por ameaças.
Por outro lado, foram também impostas sanções pecuniárias a todos eles. O primeiro foi multado em 1.084 euros (9 meses e 1 dia a uma taxa de 4 euros por dia); os outros três devem pagar 720 euros (6 meses a uma taxa de 4 euros por dia).
Comunicado da LaLiga
A LaLiga comunicou o veredito através do seu canal corporativo da rede social X com a seguinte nota informativa:
"A justiça pronuncia um veredito de culpa contra quatro indivíduos por crimes de ódio contra Vini Jr, na sequência da queixa apresentada pela LALIGA. Penas de reclusão, multa, inabilitação e proibição de frequentar estádios para os acusados".