Raúl Moro, de 22 anos, deveria ter sido contratado pelo clube de Amesterdão em janeiro, mas uma lesão no ombro impediu a sua transferência. O extremo espanhol ficou no Valladolid, com o qual não conseguiu evitar a descida à LaLiga 2.
No entanto, o Ajax não esqueceu o seu interesse no jogador. Na terça-feira, o Ajax chegou a um acordo pessoal com Moro, um dia depois do empate da Espanha com a Itália no Europeu Sub-21, segundo o De Telegraaf.
Moro, que jogou um ano nas camadas jovens do Barcelona antes de ser vendido à Lazio por seis milhões de euros aos 16 anos, e o Ajax terão acordado um contrato de cinco anos.
O vice-campeão neerlandês vai agora tentar chegar a um acordo com o Real Valladolid, que atravessa um momento controverso depois de o lendário brasileiro Ronaldo Nazário ter vendido a sua participação maioritária em maio. De acordo com o De Telegraaf, o Ajax e o seu diretor técnico Alex Kroes estão "muito esperançados" em chegar a um acordo com o Valladolid para a transferência em breve.
"O Ajax atraiu-me"
Após a vitória da Espanha por 2-1 sobre a Roménia no Euro Sub-21, na Eslováquia, Moro falou à imprensa sobre a sua possível transferência para o Ajax em janeiro e afirmou que foi decisão do clube não o deixar sair. "Eles não quiseram aceitar a proposta. O clube decide e eu tenho de o respeitar", disse Raul Moro ao AS.
"Também não íamos discutir sobre isso. A proposta agradou-me porque o Ajax é um clube que disputa o título no seu país e joga na Liga dos Campeões. Quem não gostaria de jogar na Liga dos Campeões? A Eredivisie é também muito atrativa para os jovens jogadores".
Raúl Moro sempre disse que gostaria de ficar em Espanha, mas admite que uma proposta interessante do estrangeiro pode mudar as coisas. "Se eu saísse, queria um projeto onde me quisessem realmente, não uma contratação motivada por agentes ou dirigentes. Quero que o treinador me queira, isso é certo".
"Se o Ajax fizer uma oferta, é natural que também a considere interessante. Se as opções estrangeiras também me interessarem, não tenho qualquer problema em ir para outro lado".
Raúl Moro disputou 34 jogos em todas as competições pelo Valladolid na época passada, marcando cinco golos e fazendo seis assistências. No Campeonato da Europa de Sub-21, fez duas assistências em três jogos pela La Roja.