A janela de transferências de inverno vai ser particularmente ativa para as equipas do fundo da tabela da LaLiga e o Almeria não será exceção.
Gaizka Garitano (48 anos) está na corda bamba no comando técnico, desde que substituiu Vicente Moreno no início de outubro e ainda não conseguiu colocar a equipa nos eixos. O facto é que, por uma razão ou por outra, as vitórias não têm aparecido.

Em Montjuïc, frente ao Barcelona, o Almería fez uma grande exibição, e a equipa esteve perto de conseguir algo positivo, mas o golo de Sergi Roberto deixou os três pontos em Barcelona. Antes, havia empatado sem golos com o Maiorca, no Estádio Power Horse.

O Almeria é também a equipa que mais golos sofreu no campeonato: 42. Do lado positivo, vale a pena destacar o sucesso goleador dos seus avançados. Sergio Arribas tem cinco golos, Léo Baptistão e Luis Suárez quatro. Com 19 golos, os Indálicos estão à frente de Celta, Cádiz, Alavés, Mallorca, Rayo e Las Palmas, e têm o mesmo número de golos que o Valência.

Outras equipas em último lugar na Europa
Em Itália, o Salernitana, último classificado, venceu o seu primeiro jogo a 25 de novembro, contra a Lazio. A equipa italiana também tem dois empates dignos de nota, contra Roma e AC Milan, este último no dia 22 de dezembro.
Em Inglaterra, o Sheffield United, último classificado, venceu dois jogos e vem de um empate no Villa Park contra o Aston Villa.
Em França, Toulouse, Lorient e Clermont Foot, os três últimos classificados, têm duas vitórias cada. O Lyon, que não vencia desde o início de novembro, já ganhou quatro jogos.
A situação é semelhante na Alemanha. Os três últimos também venceram: Mainz (uma vez), Colónia (duas vezes) e Darmstadt (duas vezes).
Em Portugal, o Chaves, último classificado, venceu três jogos.
Nos Países Baixos, o Volendam e o Vitesse têm três vitórias cada.
Na Turquia, o Istanbulspor também venceu dois jogos, embora tenha sido penalizado com três pontos por ter abandonado o jogo contra o Trabzonspor, em protesto contra uma decisão da arbitragem.
Na Grécia, o PAS Giannina tem uma vitória. Na Bélgica, o Kortrijk venceu dois jogos. Em Israel, o Hapoel Jerusalem tem uma vitória e, na Escócia, o Livingston tem duas vitórias. O Radnik Surdulica, da Sérvia, o Botosani, da Roménia, e o Hvidovre, da Dinamarca, também têm uma vitória, enquanto o Stade Lausanne-Ouchy, da Suíça, e o Ceske Budojevice, da República Checa, têm duas.
Os casos da Áustria, da Croácia e da Ucrânia
Para encontrar um caso semelhante ao do Almeria, é preciso ir à Bundesliga austríaca, onde o Austria Lustenau tem zero vitórias, três empates e 14 derrotas. Na Croácia, o Rudes tem zero vitórias, quatro empates e 15 derrotas. Na Ucrânia, o Minai tem um registo de 0-6-9.