Alto: Robert Lewandowski e o Barcelona
Robert Lewandowski garantiu a vitória da sua equipa sobre o Deportivo Alaves e ultrapassou Kylian Mbappé na tabela de goleadores. O seu único remate na partida garantiu três pontos ao clube da Catalunha, que se aproximou quatro pontos do Real Madrid na LaLiga e começa a pressionar novamente os comandados de Carlo Ancelotti. Ao mesmo tempo que mostra que também é preciso ganhar os jogos em que as coisas não correm bem.
Lewandowski apontou o 18.º golo no campeonato. O principal rival na luta pelo Pichichi, Kylian Mbappé, tem atualmente 15. É certo que não estamos nos dias da rivalidade entre Leo Messi e Cristiano Ronaldo, mas os adeptos do futebol espanhol estão certamente a esfregar as mãos. O polaco, 10 anos mais velho do que o francês, é o líder da competição. Será que a experiência vai superar a juventude? Ou será que Mbappé ainda só engatou na terceira mudança?
Baixo: Real Madrid
O Real Madrid está definitivamente entre os perdedores do fim de semana, e não apenas por causa do resultado final contra o Espanhol. Com as vitórias do Atlético e do Barcelona, a vantagem na liderança diminuiu drasticamente. Agora, somam apenas mais um ponto do que so rivais citadinos e quatro do que os blaugranas.
Para além disso, os blancos perderam o seu líder defensivo. Antonio Rudiger está fora de ação nos próximos dez dias, o que significa que vai falhar compromissos importantes na Taça do Rei e a primeira mão do jogo dos play-offs da Liga dos Campeões contra o Manchester City. O alemão vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para voltar a tempo da segunda mão. Este é um grande problema para Carlo Ancelotti, que há muito salientou que os a necessidade de melhor defensivamente.
Alto: Arsenal
O Arsenal obteve uma vitória maiúscula na 24.ª jornada da Premier League. Os gunners esmagaram o Manchester City perante os seus adeptos, ao apontar cinco golos. Com este resultado, o clube continua na luta pelo título, a seis pontos do Liverpool que, no entanto, tem um jogo a menos.
Foi a primeira vez que o Arsenal marcou cinco golos ao City perante o seu público no século XXI. A última vez que aconteceu foi em 28 de outubro de 2000, quando venceram por 5-0.
Baixo: Clubes de Manchester
E quem temos aqui? Os adeptos dos clubes de Manchester não têm muito para comemorar esta temporada. Tanto o lado vermelho como o azul da cidade estão a dececionar. A situação na tabela é muito diferente, mas o nível de insatisfação e frustração pode ser semelhante.
O City tem mimado os adeptos com sucessivos títulos de campeão nos últimos anos e, agora, tem sido sucessivamente derrotado pelos rivais da Premier League. Depois de uma derrota por 5-1 frente ao Arsenal, o City ocupa o quarto lugar, já com quinze pontos de desvantagem para o Liverpool e com a perspetiva de não chegar à Liga dos Campeões na próxima época.
O United, por outro lado, tem atravessado uma maré de azar há muitos anos, mas nesta campanha está a passar ao lado dos seus adversários e nem mesmo uma mudança de treinador ajudou. Os Red Devils foram derrotados em casa pelo Crystal Palace por 0-2 e, além disso, perderam Lisandro Martinez, que tem sido um dos pontos mais brilhantes da equipa nos últimos tempos. Os comandados de Amorim ocupam a 13.ª posição na tabela, a 11 pontos do sexto classificado Chelsea e 12 acima da zona de despromoção....

Alto: Krzysztof Piątek
Lembra-se de "Pio, Pio" e da famosa carnificina com a pistola? Krzysztof Piątek confirmou a sua sensacional forma no passado fim de semana e consolidou a liderança na tabela dos melhores marcadores da Super Liga turca. O polaco marcou um hat-trick contra o Samsunspor, aumentando a contagem para 18 golos no campeonato. Já fez melhor do que na temporada passada inteira e só precisou de 20 jogos.
Atualmente, o avançado do Basaksehir já afastou uma série de estrelas mundiais na corrida pela coroa individual. Atrás dele estão: Victor Osimhen (12 golos), Edin Dżeko (12) e Ciro Immobile (10). O avançado da seleção polaca está a viver, de longe, o seu melhor momento desde a primeira época na Serie A, quando marcou um total de 22 golos com as cores do Génova e do Milan.

Baixo: O árbitro Erwin Blank
Uma situação bizarra e inédita aconteceu na partida entre Heerenveen e Fortuna Sittard, da 21.ª jornada da Eredivisie. A situação durou 25 segundos, mas se não fosse a reação do treinador do Heerenveen, Robin van Persie, não sabemos quando é que Erwin Blank teria reparado que algo estava errado....
Nessa altura, o Heerenveen ganhava por 2-1 e o jogo acabou por terminar empatado, mas os anfitriões prometem que não vão deixar esta situação sem consequências. "12 contra 11. Não sabia que era permitido, mas aparentemente pode ser feito", disse Van Persie após o jogo.
"Pedimos aos árbitros e aos clubes que se pronunciem sobre os acontecimentos exactos", escreveu a Federação de Futebol dos Países Baixos (KNVB) no seu sítio na Internet. "Com base nessas declarações, vamos pedir o parecer da IFAB. Depois de receber este parecer, a direção da liga profissional de futebol tomará uma decisão".
Alto: Randal Kolo Muani
Imagine uma situação como esta: joga pouco e quer mudar de clube. Após longas negociações, tem finalmente a oportunidade de ser emprestado a outro gigante europeu. O voo da noite deveria ter sido a última paragem, mas surgem problemas administrativos inesperados. As formalidades acabam por ser tratadas de forma positiva, mas o stress e a espera nervosa que se seguem podem certamente afetar o estado mental.
No entanto, Randal Kolo Muani mostra que a vontade de marcar golos é mais forte do que todos os obstáculos, pequenos ou grandes. O francês entrou imediatamente no onze da Juventus, marcando três golos em dois jogos. Graças ao seu bis, a Juve evitou mais uma perda de pontos e uma derrota, subindo temporariamente para o quarto lugar da tabela. Além disso, teve um efeito mobilizador sobre Dusan Vlahovic, que não tinha marcado nos sete jogos anteriores. Será Kolo Muani a peça que faltava no puzzle de Thiago Motta?
Baixo: Tumultos em Recife
Cargas explosivas, lutas, fugas e muitos atos de vandalismo. Tudo isso foi testemunhado pelos moradores da cidade de Recife, no Brasil, onde houve uma grande confusão no sábado entre adeptos dos dois clubes rivais, o Sport Club do Recife e o Santa Cruz Futebol Clube. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, 14 pessoas foram detidas. Outros 12 participantes ficaram feridos, todos atendidos no Hospital da Restauração.
As autoridades do estado de Pernambuco puniram imediatamente os dois clubes, ordenando que jogassem com bancadas vazias nas cinco partidas seguintes. A governadora Raquel Lyra justificou a decisão com a necessidade de cadastrar os adeptos durante esse período. Segundo ela, o governo exigirá que as duas agremiações utilizem tecnologia de reconhecimento facial. "Casos assim não podem mais ser tolerados neste estado", disse a governadora.
Curiosamente, os dois clubes reagiram de forma diferente à suspensão. Os representantes do Sport Club do Recife disseram que os clubes não podem ser penalizados pelos atos dos adeptos e apelaram aos serviços para serem mais responsáveis. O rival Santa Cruz Futebol Clube foi mais humilde, condenou todos os atos de violência dos adeptos e colocou-se à disposição das autoridades para encontrar soluções e erradicar de vez a violência relacionada com o futebol em Pernambuco. Todos estão a torcer pelo seu sucesso.