Mais

Altos e Baixos: Sorloth faz história com um poker e o Nottingham Forest continua em queda

Evangelos Marinakis (à esquerda), proprietário do Nottingham Forest, confronta Nuno Espírito Santo no final do jogo de domingo
Evangelos Marinakis (à esquerda), proprietário do Nottingham Forest, confronta Nuno Espírito Santo no final do jogo de domingoJUSTIN TALLIS / AFP / Flashscore

Desde a tão esperada promoção do Hamburgo até o declínio das esperanças do Nottingham Forest na Liga dos Campeões, os dias foram agitados nas principais ligas europeias. Como de costume, escolhemos os altos e baixos do fim de semana.

Alto: Barcelona

O Barcelona tem sete pontos de vantagem na liderança da LaLiga a três jornadas do fim, o que significa que pode conquistar o título na quinta-feira, na casa do rival Espanhol.

A almofada na liderança ganhou um novo conforto após a vitória no El Clasico de domingo - um duelo que venceram quatro vezes esta temporada. A única outra vez que o Barcelona derrotou o Real quatro vezes numa época foi em 1982/83.

Os comandados de Hansi Flick aumentaram a sua invencibilidade no campeonato para 16 jogos (14 vitórias, 2 empates). O treinador alemão continua a fazer uma excelente temporada, construindo uma das equipas mais entusiasmantes da história recente.

Baixo : Kylian Mbappé

Continuando no El Clasico, foi um dia de emoções mistas para Mbapée. À semelhança da final do Campeonato do Mundo de 2022, no Catar, o francês não podia ter feito melhor, com um hat-trick apontado, mas não foi o suficiente para ajudar a sua equipa a vencer.

Assim, um dos melhores jogadores do mundo vai terminar a temporada sem um grande troféu, apesar de ter marcado 39 golos em todas as competições - batendo o recorde do clube.

Foi o primeiro hat-trick de um jogador do Real num El Clasico a contar para o campeonato desde janeiro de 1995, então alcançado por Ivan Zamorano - Benzema conseguiu-o na Taça do Rei, enquanto Vini Jr. fê-lo na Supertaça de Espanha. No século XXI, apenas Lionel Messi (duas vezes) e Luis Suárez, do Barcelona, conseguiram marcar três golos no grande duelo a contar para a LaLiga.

Alto : Hamburgo HSV

O Hamburgo vai regressar à Bundesliga após sete anos de ausência. Na penúltima jornada da segunda divisão, o HSV goleou o Ulm por 6-1 para a alegria dos 57 mil espectadores no Volksparkstadion, que teve lotação esgotada.

Antes da despromoção em 2018, o Hamburgo era a última equipa a ter disputado todas as épocas da Bundesliga desde a sua fundação em 1963. Atualmente, lidera a tabela com um ponto de vantagem sobre o Colónia e tem a garantia de ocupar um dos dois lugares de promoção automática.

Baixo: Nottingham Forest

O Nottingham Forest não conseguiu vencer o despromovido Leicester City, em casa, no domingo, perdendo a hipótese de ultrapassar Chelsea e Aston Villa na tabela da Premier League.

Apesar de ter a garantia de não terminar abaixo do sétimo lugar e, assim, disputar uma competição europeia na próxima temporada, o resultado foi dececionante na procura por uma presença na Liga dos Campeões.

Nos últimos seis jogos do campeonato, só conseguiram amealhar três pontos contra o Tottenham, somando ainda três derrotas e dois empates.

O proprietário do clube, Evangelos Marinakis, deixou bem clara a frustrações imediatamente após o apito final, entrando no relvado à vista dos espectadores e das câmaras e envolvendo-se numa acesa troca de palavras com o treinador português Nuno Espírito Santo. Não foi uma boa imagem.

Alto: Alexander Sorloth

O avançado norueguês começou o jogo contra a Real Sociedad da melhor forma possível. Aos 11 minutos, já tinha marcado três golos - todos no espaço de três minutos e 57 segundos.

O recorde anterior era de Bebeto, que marcou fez um hat-trick contra o Albacate em quatro minutos e 43 segundos, em outubro de 1995.

Para piorar a situação da Real Sociedad, Sorloth marcou o quarto golo antes do intervalo e o Atlético de Madrid venceu por 4-0.

Baixo: Nápoles

O Inter venceu o Torino por 0-2 na 36.ª jornada da Serie A e foi também beneficiado pelo Nápoles, que só conseguiu empatar em casa com o Génova por 2-2. Os napolitanos ainda estão na liderança, mas têm apenas um ponto de vantagem.

Além disso, os Partenopei perderam por lesão o médio influente Stanislav Lobotka, aos 13 minutos, com um problema no pé direito.

O topo da Serie A
O topo da Serie AFlashscore

O Nápoles desloca-se a Parma antes de encerrar a época diante dos seus adeptos contra o Cagliari. O Inter, por sua vez, recebe a Lazio e, na última jornada, visita o Como. Faltam dois jogos para um fim de época que promete ser bastante agitado.