Desde a tão esperada promoção do Hamburgo até o declínio das esperanças do Nottingham Forest na Liga dos Campeões, os dias foram agitados nas principais ligas europeias. Como de costume, escolhemos os altos e baixos do fim de semana.
Alto: Barcelona
O Barcelona tem sete pontos de vantagem na liderança da LaLiga a três jornadas do fim, o que significa que pode conquistar o título na quinta-feira, na casa do rival Espanhol.
A almofada na liderança ganhou um novo conforto após a vitória no El Clasico de domingo - um duelo que venceram quatro vezes esta temporada. A única outra vez que o Barcelona derrotou o Real quatro vezes numa época foi em 1982/83.
Os comandados de Hansi Flick aumentaram a sua invencibilidade no campeonato para 16 jogos (14 vitórias, 2 empates). O treinador alemão continua a fazer uma excelente temporada, construindo uma das equipas mais entusiasmantes da história recente.
Baixo : Kylian Mbappé
Continuando no El Clasico, foi um dia de emoções mistas para Mbapée. À semelhança da final do Campeonato do Mundo de 2022, no Catar, o francês não podia ter feito melhor, com um hat-trick apontado, mas não foi o suficiente para ajudar a sua equipa a vencer.
Assim, um dos melhores jogadores do mundo vai terminar a temporada sem um grande troféu, apesar de ter marcado 39 golos em todas as competições - batendo o recorde do clube.
Foi o primeiro hat-trick de um jogador do Real num El Clasico a contar para o campeonato desde janeiro de 1995, então alcançado por Ivan Zamorano - Benzema conseguiu-o na Taça do Rei, enquanto Vini Jr. fê-lo na Supertaça de Espanha. No século XXI, apenas Lionel Messi (duas vezes) e Luis Suárez, do Barcelona, conseguiram marcar três golos no grande duelo a contar para a LaLiga.
Alto : Hamburgo HSV
O Hamburgo vai regressar à Bundesliga após sete anos de ausência. Na penúltima jornada da segunda divisão, o HSV goleou o Ulm por 6-1 para a alegria dos 57 mil espectadores no Volksparkstadion, que teve lotação esgotada.
Antes da despromoção em 2018, o Hamburgo era a última equipa a ter disputado todas as épocas da Bundesliga desde a sua fundação em 1963. Atualmente, lidera a tabela com um ponto de vantagem sobre o Colónia e tem a garantia de ocupar um dos dois lugares de promoção automática.
Baixo: Nottingham Forest
O Nottingham Forest não conseguiu vencer o despromovido Leicester City, em casa, no domingo, perdendo a hipótese de ultrapassar Chelsea e Aston Villa na tabela da Premier League.
Apesar de ter a garantia de não terminar abaixo do sétimo lugar e, assim, disputar uma competição europeia na próxima temporada, o resultado foi dececionante na procura por uma presença na Liga dos Campeões.
Nos últimos seis jogos do campeonato, só conseguiram amealhar três pontos contra o Tottenham, somando ainda três derrotas e dois empates.
O proprietário do clube, Evangelos Marinakis, deixou bem clara a frustrações imediatamente após o apito final, entrando no relvado à vista dos espectadores e das câmaras e envolvendo-se numa acesa troca de palavras com o treinador português Nuno Espírito Santo. Não foi uma boa imagem.
Alto: Alexander Sorloth
O avançado norueguês começou o jogo contra a Real Sociedad da melhor forma possível. Aos 11 minutos, já tinha marcado três golos - todos no espaço de três minutos e 57 segundos.
O recorde anterior era de Bebeto, que marcou fez um hat-trick contra o Albacate em quatro minutos e 43 segundos, em outubro de 1995.
Para piorar a situação da Real Sociedad, Sorloth marcou o quarto golo antes do intervalo e o Atlético de Madrid venceu por 4-0.
Baixo: Nápoles
O Inter venceu o Torino por 0-2 na 36.ª jornada da Serie A e foi também beneficiado pelo Nápoles, que só conseguiu empatar em casa com o Génova por 2-2. Os napolitanos ainda estão na liderança, mas têm apenas um ponto de vantagem.
Além disso, os Partenopei perderam por lesão o médio influente Stanislav Lobotka, aos 13 minutos, com um problema no pé direito.

O Nápoles desloca-se a Parma antes de encerrar a época diante dos seus adeptos contra o Cagliari. O Inter, por sua vez, recebe a Lazio e, na última jornada, visita o Como. Faltam dois jogos para um fim de época que promete ser bastante agitado.