Alto: Israel García
No sábado, a cidade de Barbastro, no norte de Espanha, com cerca de 18.000 habitantes, estava vestida a rigor para as festas. Afinal de contas, o famoso Barcelona estava lá para um jogo da Taça de Espanha! Foi um jogo inesquecível para a equipa da quarta divisão, que eliminou o Espanyol a caminho de ser uma das 32 melhores equipas do país. E para um dos seus médios em particular.
Depois do jogo, García convidou a sua namorada para entrar no relvado debaixo das bancadas, posando com ela para um momento como se estivesse a tirar uma fotografia. Mas depois arregaçou a manga direita da sua camisola térmica e uma caixa cuidadosamente escondida apareceu na sua palma da mão. O futebolista ajoelhou-se, retirou o anel e pediu a jovem sorridente em casamento perante um estádio cheio. Ela aceitou o pedido, e o jogador do Barbastro pôde voltar para casa como campeão, mesmo depois de perder por 0-4 para o gigante Barcelona.
Baixo: Illan Meslier
O guarda-redes francês do Leeds não se destacou, para dizer o mínimo, na partida contra o Hull, em encontro da segunda divisão inglesa. Na verdade, é justo dizer que, se ele não tivesse participado no segundo golo da equipa da casa, a sua equipa teria se saído muito melhor. Meslier pegou uma bola que ia por cima da barra quando o Leeds já vencia por 3-1 e a devolveu-a para a área, direto para os pés do avançado adversário, que diminuiu a desvantagem a 10 minutos do fim.
Não foi a única falha, pois já tinha corrido inutilmente para o vazio antes do primeiro golo da equipa da casa e foi facilmente ultrapassado. O Hull acabou por conquistar um ponto, com um empate a 3-3, e os adeptos do líder da competição ficaram em êxtase. Meslier foi alvo de críticas de quase todos os lados, tendo sido defendido apenas pelo treinador alemão da equipa, Daniel Farke. Bem... Ele disse que seria um mau líder se o repreendesse publicamente. No balneário, o pobre guarda-redes deve ter ouvido a sua dose...
Alto: Oliveirense
Uma situação completamente inédita ocorreu no jogo da Liga 2 portuguesa entre a Oliveirense e o Felgueiras. Uma chuva torrencial tinha encharcado e enlameado o relvado, de tal forma que as linhas brancas que representavam o próprio relvado eram difíceis de ver. No entanto, os respoonsáveis do conjunto de Oliveira de Azeméis mostraram a sua prontidão e ajudaram-se a si próprios... com leite gordo! Deitaram simplesmente toda a embalagem no forro e repararam os pontos críticos com este material.
Funcionou. O leite gordo é rico em gordura e lactose e ambas são insolúveis em água. Este truque foi supostamente aprendido em Inglaterra, onde estes problemas e esta solução são bastante comuns. O jogo começou com 12 minutos de atraso e, para tristeza dos adeptos da casa, a sua equipa perdeu por 0-3.
Baixo: Vinícius Júnior
Vinícius já disputou 287 jogos pelo Real Madrid e viu dois cartões vermelhos. Ambos no estádio Mestalla. No ano passado, irritou-se porque não aguentou os insultos racistas que lhe foram dirigidos e foi expulso aos 90+7 minutos por um choque com um jogador adversário. Agora, aos 79 minutos, acertou com a mão na nuca de Dimitrievski e o árbitro não teve dúvidas em mostrar-lhe a cartolina vermelha.
O brasileiro pediu desculpas depois, dizendo que até agora não tinha conseguido manter a calma em momentos de tensão. A pena por agressão sem bola em Espanha vai de quatro a 12 jogos, mas o Real Madrid espera cumprir a suspensão de dois jogos. No entanto, o brasileiro não participou no jogo de segunda-feira da Taça - era feriado e o comité disciplinar só se reuniria e daria o seu veredito na terça-feira...
Alto: Sérgio Conceição
O novo treinador português do AC Milan tem um registo magnífico - dois jogos, duas vitórias, um troféu. Os seus comandados venceram a Supertaça de Itália em Riade. E ele pode estar particularmente satisfeito com o moral da equipa. A equipa começou a perder nas meias-finais contra a Juventus e na final contra o Inter, mas em todas as ocasiões deu a volta ao resultado nos minutos finais. O clube chegou mesmo a estar a perder por 0-2 com o rival e parecia que Lautaro Martínez e companhia iriam conquistar a Taça pela quarta vez consecutiva.
Conceição estava a festejar apenas uma semana depois de ter assumido o cargo. A sua chegada pode ajudar o seu compatriota Rafael Leão. O internacional luso foi muitas vezes criticado no outono pelas suas atuações. Entrou para os 40 minutos finais e o campo ficou cheio dele. Esteve envolvido nos três golos dos vencedores e ajudou o AC Milan a conquistar a oitava Supertaça da sua história. A Juventus, que detém o recorde, tem apenas mais uma.
Baixo: Barcelona
Foi um dos principais responsáveis pela conquista do Euro pela Espanha no ano passado. Foi também por isso que o Barcelona o cobiçou no verão e o trouxe do Leipzig. No entanto, Dani Olmo não jogou muito no grande clube catalão. No outono, disputou apenas 15 jogos em todas as competições e, em muitos deles, teve uma participação episódica de alguns minutos. E provavelmente não fará mais nenhum, embora não esteja ausente da convocatória para a próxima Supertaça de Espanha, na Arábia Saudita.
De facto, o clube só podia utilizá-lo até 31 de dezembro e não conseguiu renovar o seu registo devido às regras da LaLiga relativas aos orçamentos em atraso. Assim, Olmo não deverá continuar no Barça na primavera e poderá ir para outro lado, de acordo com uma cláusula preesente no seu contrato. Os adeptos estão compreensivelmente furiosos e pedem a cabeça do presidente do clube, Laporta. Acusam-no de negligência e querem pedir-lhe um voto de confiança.