Era titular sob o comando de Luis García Plaza e a sua situação não mudou desde a chegada de Chacho Coudet ao banco do Alavés. Antonio Blanco jogou 1.374 minutos em 20 jogos, sendo o quinto jogador com mais presenças no plantel dos Babazorra.
Embora o parceiro de dança do andaluz tenha mudado, com Ander Guevara no anterior treinador e Joan Jordán no atual, ele esteve sempre ao leme. Um fator que o levou a acumular 75 jogos como alavesista desde a sua chegada em janeiro de 2023.
A chave do "8" albiazul, que não joga muito em funções ofensivas, é o seu desempenho na contenção. Prova disso são os números apresentados pela sua equipa após a derrota com o Girona (0-1), a 11 de janeiro: oito recuperações, três desarmes e um total de 40 sprints.
No conjunto da época, há que ter em conta as médias de Blanco, que recupera 3,7 bolas, faz 1,7 desarmes e tem uma média de 1,4 intercepções por jogo. Estes são números que muitos médios de equipas de topo poderiam muito bem subscrever.
Mas também se verifica que o diretor de operações do Alavés é um jogador seguro com a bola nos pés. O jovem jogador do Real Madrid mostra uma boa visão de jogo, com uma taxa de acerto de passes de 80% - 87% no seu próprio meio-campo e 74% no meio-campo adversário - e uma notável taxa de acerto de 56% nos lançamentos de longa distância.
De acordo com os números do Flashscore, o meio-campista de Córdoba foi o melhor jogador da partida na 12.ª jornada contra o Mallorca, na qual eles venceram por 1-0. Com base nas suas estatísticas e desempenho, o nosso algoritmo atribuiu-lhe uma pontuação de 7.8.
Este sábado, Antonio Blanco deverá ser titular na visita do Alavés ao Benito Villamarín, onde defrontará o Betis num jogo declarado de "alto risco" pelas autoridades. Terá de dar o seu melhor para tentar manter a equipa de Coudet fora da zona de despromoção.
