O impacto de Mbappé em Bellingham
O internacional inglês Jude Bellingham conquistou o futebol espanhol no seu primeiro ano no Real Madrid, ajudando os merengues a vencer o título e a Liga dos Campeões.
Jogando em posição avançada, o médio marcou 19 golos na LaLiga, mas a chegada do astro francês Kylian Mbappé pode mudar o cenário para Bellingham.
Com Vinicius Junior e Mbappé a formarem uma dupla mortífera no ataque, Bellingham pode ser encarregado de tarefas mais defensivas do que em alguns momentos da temporada passada, mais parecido com a forma como operava no Borussia Dortmund.
O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, deve trabalhar rapidamente para encontrar o melhor sistema para que a sua galáxia de estrelas do ataque funcione.
Lewandowski em declínio
O antigo avançado do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, destacou-se na sua primeira temporada no Barcelona, com 33 golos em todas as competições, vencendo a LaLiga com os catalães.
Apesar de ainda apresentar um rendimento respeitável, o nível de desempenho de Lewandowski diminuiu significativamente durante grande parte da época.
O avançado polaco completa 36 anos no final de agosto e muitos adeptos do Barcelona receiam que o veterano não dê a energia de que necessitam para competir com o Real Madrid pelo título espanhol ou contra a elite europeia na Liga dos Campeões.
A reformulação de Simeone
Depois de terminar em quarto lugar na temporada passada, o Atlético Madrid gastou dinheiro em vários reforços neste verão numa tentativa de reconstrução.
Diego Simeone contratou o compatriota argentino Julian Alvarez, do Manchester City, por uma quantia considerável que pode chegar a 85 milhões de euros, depois de já ter trazido o atacante Alexander Sorloth, do Villarreal.
O Atlético também contratou o campeão europeu Robin Le Normand, da Real Sociedad, para reforçar uma linha defensiva que não tem sido capaz de estar à altura da reputação defensiva do clube.
Álvaro Morata, Saul Ñiguez, Memphis Depay e Stefan Savic, entre outros, deixaram o clube com um novo visual para a próxima época.
Conseguirá o Girona manter o nível?
A surpresa da temporada passada, o Girona, foi o líder da LaLiga durante meses, mas acabou por terminar a temporada no terceiro lugar.
A equipa de Michel Sánchez perdeu Savinho e Artem Dovbyk, mas espera continuar a construir os seus feitos notáveis nesta que será a quinta temporada da sua história na LaLiga.
A participação na Liga dos Campeões representa uma oportunidade e um desafio para os catalães, que terão de fazer malabarismos com os recursos de uma forma que não foram obrigados a fazer na época passada.
Bryan Gil chegou do Tottenham por empréstimo, Oriol Romeu está de volta depois de uma passagem pouco memorável pelo Barcelona e Donny van de Beek veio do Manchester United.
Bascos mantêm as principais estrelas
O Athletic Bilbao e a Real Sociedad correram o risco de perder jogadores importantes neste verão, mas, por enquanto, parece que poderão manter dois dos seus principais trunfos.
O espanhol Nico Williams é o camisola 10 do Athletic e, apesar de ter sido procurado pelo Barcelona e por outros clubes, parece estar disposto a permanecer na equipa campeã da Taça do Rei por pelo menos mais uma temporada.
A Real também quer manter o médio Martin Zubimendi, que recusou uma transferência para o Liverpool.
Os rivais bascos procuram entrar no grupo dos quatro primeiros classificados, depois de o Athletic ter terminou em quinto e a Real Sociedad em sexto na última temporada.