O Arsenal tem outros objectivos em que se deve concentrar, talvez de maior prioridade. Depois das lesões de Kai Havertz e Gabriel Jesus, é provável que o clube termine a época sem um avançado tradicional. No verão, eles precisam trazer um novo atacante, com o astro do Newcastle Alexander Isak sendo apontado como o candidato ideal.
Também são esperados reforços no meio-campo. Segundo relatos, os Gunners têm estado em negociações profundas com a Real Sociedad pelo médio defensivo Martin Zubimendi, que pode seguir a mesma trajetória de Mikel Merino no verão passado. O jovem Sverre Nypan, do Rosenborg, da Noruega, também está na lista de opções.
Mas a posição de guarda-redes não pode ser esquecida. David Raya, de 29 anos, será muito provavelmente o titular do Arsenal na próxima temporada, como tem sido há dois anos. Mas quem será o seu suplente e eventual adversário para o lugar de titular?
Norberto Neto está agora nessa posição, depois da venda de Aaron Ramsdale ao Southampton no verão. No entanto, o brasileiro completará 36 anos no verão, e é improvável que o Arsenal o mantenha quando terminar o seu empréstimo ao Bournemouth. O guarda-redes estónio Karl Hein regressará do seu empréstimo ao Valladolid. Mas a sua percentagem de defesas mal chega aos 60%, e joga numa equipa que está em último lugar na LaLiga.
Há um guarda-redes na LaLiga em que o Arsenal se deve concentrar e, a acreditar nos relatos, as discussões em torno dele já começaram. Trata-se de Joan Garcia, do Espanhol.
Os pontos fortes de Joan Garcia
O Espanyol está atualmente em 15.º lugar na LaLiga, mas tem de agradecer ao seu guarda-redes por não estar ainda pior. Isso ficou evidente no empate (1-1) contra o Girona na segunda-feira - O Girona teve um xG de 1,6 contra 0,27 do Espanhol. A única coisa que impediu os Periquitos de escaparem com todos os pontos, e Garcia com uma folha limpa, foi o penálti de Cristhian Stuani.
O jogo foi um exemplo da temporada do Espanhol. O clube tropeçou e teve poucos remates, mas Joan Garcia conseguiu mantê-lo no jogo. O jogador de 23 anos lidera a LaLiga em defesas com 96 e é o terceiro em defesas de dentro da área com 59, mostrando como lida bem com a pressão.
Se ele se transferir para o Arsenal, enfrentará uma situação muito diferente. Tal como Raya quando se mudou do Brentford para o Emirates, ou qualquer guarda-redes que se mude de uma equipa mais fraca para um candidato ao título, não estará sob a pressão ofensiva constante de adversários mais fortes. Mas quando é chamado, precisa de dar o passo em frente e fazer a defesa importante.
Duas estatísticas também mostram onde Garcia pode ter uma vantagem sobre Raya se quiser desafiá-lo pela vaga de titular nos próximos meses. Ele costuma lidar com os cruzamentos, liderando o campeonato em socos (16) e bolas aéreas seguras (5). Raya é o 21.º da Premier League em socos, com 5. Isso talvez não seja surpresa, já que Garcia é 10 cm mais alto que o compatriota mais experiente.
Perto de um acordo
O novo diretor desportivo do Arsenal, Andrea Berta, conhece muito bem a Liga dos Campeões, depois de ter passado com sucesso pelo Atlético de Madrid. A acreditar nos relatos, o italiano vai entrar na fase final das negociações entre o Arsenal e o Espanyol e finalizar os pormenores.
O The Athletic noticiou no início de fevereiro que os Gunners já tinham mantido conversações com os representantes de Joan Garcia quando se deslocaram a Espanha para defrontar o Girona na Liga dos Campeões. O maior desafio de Berta será chegar a um acordo sobre o preço do guarda-redes espanhol.
Joan Garcia está avaliado em 9,6 milhões de euros pelo Flashscore, mas o Espanhol considera que o seu preço ronda os 30 milhões de euros. Mesmo que Berta consiga baixar o preço para perto dos 20 milhões, continua a ser muito dinheiro para um guarda-redes que só fica no banco. Se Garcia for para os Emirados Árabes Unidos, certamente estará lá para desafiar imediatamente Raya pela vaga de titular. Mas, tendo em conta o desempenho de Raya esta época, essa deverá ser uma batalha muito difícil.