Mais

Análise: Nico González, o novo Busquets que está a caminho do FC Porto

Nico González vai ser reforço do FC Porto de Sérgio Conceição
Nico González vai ser reforço do FC Porto de Sérgio ConceiçãoProfimedia
Longe de fazer parte dos planos de Xavi Hernández no Barcelona para a próxima época, Nico González (21 anos) vai ser reforço do FC Porto, por empréstimo, mas com opção de compra obrigatória no final da temporada, mediante objetivos. O Flashscore, através da sua redação espanhola, traça-lhe o perfil do novo médio para Sérgio Conceição.

Com um perfil muito semelhante ao de Sergio Busquets (35 anos), quando Ronald Koeman deu a Nico González a oportunidade de se estrear na equipa principal do Barcelona, muitos ficaram entusiasmados por vê-lo como o substituto de um dos melhores médios defensivos da história do clube.

"É muito jovem, chegou à equipa principal. Dá ritmo, intensidade... Vai aprender muito. Se tivermos problemas no meio-campo, sabemos que temos um médio em quem confiar. É importante confiar nos jovens", disse o treinador neerlandês sobre Nico González.

Desde aquele dia 15 de agosto, em que Nico vestiu a camisola blaugrana contra a Real Sociedad, numa vitória por 4-2 para os catalães, a situação mudou muito. O plantel não é o mesmo, o clube contratou jogadores consagrados para tentar regressar o mais rapidamente possível à Liga dos Campeões e, pela primeira vez, desde há muito tempo, não há confiança no desenvolvimento dos jovens jogadores se estes não estiverem preparados desde o primeiro minuto para as exigências mais elevadas.

Estatísticas de Nico González na Liga 2023/24
Estatísticas de Nico González na Liga 2023/24Flashscore

Nesta linha, o filho do lendário futebolista do "Superdepor", Fran González (54 anos), teve uma conversa com Xavi para esclarecer o seu futuro. Depois dessa conversa, ficou claro que o treinador de Tarrasa não conta com o médio, pelo que decidiram que o melhor a fazer seria deixá-lo de fora da digressão aos Estados Unidos.

Uma vez que todas as cartas estavam na mesa, sabendo que não tinha a confiança da equipa técnica, Nico teve de escolher o melhor destino para continuar a sua carreira, quer por empréstimo, quer através de uma transferência. A treinar em Barcelona, o galego tem estado a avaliar as ofertas e parece ter encontrado o local ideal: o FC Porto.

Um médio completo

A sua capacidade de jogar em todas as zonas do meio-campo atraiu a atenção de muitos pretendentes. O seu lugar natural é como pivot defensivo , com muito boas qualidades para iniciar a construção do jogo.

Nico González pode desempenhar o papel de único médio defensivo num 4x3x3 e até fazer dupla com outro colega numa formação com dois médios defensivos. Da mesma forma, pode avançar no terreno para adotar um papel mais ofensivo na construção de jogo.

Se há algo que pode ser melhorado no jogo do médio é que, apesar de ter as ferramentas necessárias para se posicionar no ataque, não tem uma relação muito boa com a baliza. No seu período de empréstimo ao Valência, na época 2022/23, fez um total de 26 jogos - 18 como titular - e marcou apenas um golo.

No entanto, não é a capacidade de marcar golos de Nico González que atrai a atenção dos clubes . Entre as suas muitas virtudes, contam-se o seu excelente domínio da bola, a sua grande inteligência no posicionamento em campo e a sua polivalência.

Estas qualidades valeram-lhe propostas de clubes da Liga espanhola como o Betis, o Girona, o Villarreal, a Real Sociedad e o Valência, que ficaram encantados com as suas exibições e queriam repetir a experiência. 

No entanto, Nico González está mesmo a caminho da liga portuguesa, mais concretamente para o FC Porto, num empréstimo que se tornará numa transferência definitiva, por uma verba a rondar os oito milhões de euros, de caráter obrigatório, mediante objetivos. Uma transferência que Deco, antigo jogador do FC Porto, agora diretor desportivo do Barcelona, tem vindo a preparar há algum tempo e que está agora perto de ser concluída.