Nico González: o filho de uma lenda que foi considerado o sucessor de Busquets

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nico González: o filho de uma lenda que foi considerado o sucessor de Busquets

Nico González passou a última época no Valência
Nico González passou a última época no ValênciaValencia CF
O médio de 21 anos tem sido associado a uma eventual mudança para o FC Porto. Formado em La Masia tem contrato até 2026 e uma cláusula de mil milhões de euros, mas ainda não se conseguiu impor em Camp Nou.

A saída de Matheus Uribe para o Al Sadd abriu uma vaga no meio-campo do FC Porto. O colombiano era um dos esteios de Sérgio Conceição, empregando solidez defensiva com uma capacidade de passe que ajudava a suportar um sector intermediário onde os dragões costumam atuar com dois elementos.

Para o seu lugar têm sido aventados vários nomes, o último dos quais foi Nico González. Esta segunda-feira, o pai revelou à Rádio Renascença que o FC Porto é uma hipótese e o internacional sub-21 por Espanha poderá assim preparar-se para a primeira aventura fora do país natal.

Perante isto, o Flashscore traz-lhe um perfil de Nico González.

Filho de uma lenda

O apelido de Nico traz alguma força no futebol espanhol, sobretudo na Galiza. É filho de Fran González, antigo médio esquerdo que se destacou ao serviço do Deportivo da Corunha e foi mesmo internacional espanhol em 17 ocasiões.

Com 636 jogos pelos galegos (o único clube que representou na carreira), Fran era um dos líderes do Superdepor onde pontuavam nomes como Bebeto. Sagrou-se campeão com o Deportivo, esteve próximo de rumar ao Real Madrid e ao Barcelona, mas o preço exigido acabou por afastar os dois gigantes e o Riazor foi a casa nos 17 anos em que foi profissional.

Enquanto internacional por Espanha, participou no Euro-2000, onde somou duas partidas.

Fran González foi capitão do Deportivo
Fran González foi capitão do DeportivoDeportivo La Coruña

Sucessor de Busquets

Não bastasse o apelido, Nico González viu-lhe ser atribuído um rótulo pesado no início da carreira. Formado em La Masia, estreou-se pelo Barcelona em 2021/22 ao lado de Pedri (contratado ao Las Palmas). Médio mais defensivo, somou 37 partidas pelos balugrana e começou a ser visto como o eventual sucessor de Sergio Busquets.

Contudo, a chegada de Franck Kessié, a continuidade de Frenkie de Jong, a vitalidade demonstrada por Busquets e o crescimento de Gavi começaram a retirar espaço ao médio que optou por deixar o Barcelona e rumar até Valência, onde era pretendido por Gattuso.

Os números de Nico González
Os números de Nico GonzálezFlashscore

E se é verdade que tem algumas parecenças com Busquets, Nico González aporta outras características que podem ser úteis ao modelo de Sérgio Conceição.

À semelhança do mais recente jogador do Inter Miami, Nico tem como área preferencial o centro do terreno. No Valência jogou quase sempre num meio-campo a três (com o triângulo invertido ou o habitual do 4x3x3) e ocupou um papel mais central.

Nico González é o 17 do Valencia
Nico González é o 17 do ValenciaOpta by Stats Perform

Um médio mais combativo que Busquets, faz da recuperação de bolas uma das grandes armas e garante alguma estabilidade defensiva ao meio-campo, normalmente pontuado com outros jogadores mais criativos.

Os números na LaLiga
Os números na LaLigaFlashscore

Na hora de ter a bola, Nico González procura abrir o jogo, com os passes preferencialmente a irem na direção dos flancos, onde, por normal, estão as zonas mais desocupadas e que permitem à equipa progredir.

Os passes de Nico González
Os passes de Nico GonzálezOpta by Stats Perform

Não sendo um médio com grande pendor ofensivo (durante toda a época fez apenas três remates enquadrados) tem capacidade de se aproximar da área com a bola controlada, saindo de zonas de pressão. Com a taxa de sucesso dos dribles esta época a chegar aos 72 por cento, segundo a opta.

As zonas do terreno que pisa
As zonas do terreno que pisaOpta by Stats Perform

Mostra, também, alguma proeza no ar que pode ser aproveitada em cantos. É, de resto, assim que marca o único golo na temporada, diante do Getafe.

Não sendo o molde exacto de Uribe, Nico González apresenta algumas características que fizeram do médio cafetero um dos jogadores mais importantes do FC Porto nos últimos anos e tem as qualidades necessárias para evoluir sob a orientação de Sérgio Conceição.