Mais

Análise: O crescimento e a importância de Pedri no Barcelona de Hansi Flick

Pedri está a fazer uma época excecional
Pedri está a fazer uma época excecionalMatthieu Mirville / DPPI via AFP
O jogador do Barcelona, Pedri Gonzalez, está a fazer uma temporada extraordinária, provavelmente a melhor da sua carreira, tendo em conta a amplitude da sua carreira. Ele será fundamental na final da Taça do Rei.

"Pedri, Pedri, Pedri, Pedri! As bancadas de Montjuïc elogiam todos os jogos de Pedri, o jogador que se tornou mais indispensável do que nunca para o Barcelona esta época. E mesmo que tenham de respeitar uma certa neutralidade (algo ilusória em Espanha), os jornalistas na tribuna de imprensa não conseguem conter o seu entusiasmo quando o pequeno jogador (1,74 m) encontra um ângulo improvável para um passe ao sabor da sua inspiração.

Versátil

Livre das lesões que o atormentaram regularmente desde a sua estreia em 2020, o jogador das Ilhas Canárias alcançou um nível excecional de consistência. É evidente que existe um Barça com e sem ele. Hansi Flick sabe-o melhor do que ninguém e é por isso que lhe dá tão pouco descanso. Mas a grande diferença em relação aos anos anteriores é que agora o médio é capaz de suportar o choque e a repetição do esforço.

Em termos de estatísticas brutas, Pedri tem 5 golos e 7 assistências em todas as competições. Mas é preciso olhar para além dos números. Embora a linha avançada com Raphinha, Lewandowski e LamineYamal seja impressionante, este é o Barça de Pedri.

Quando Xavi Hernández fala sobre o meio-campo do Barça, ele refere uma "sala de máquinas". Pedri assumiu o papel de maquinista. A sua capacidade de fazer jogar os seus companheiros é inigualável. Quando se trata de criatividade, o canarinho está sempre um passo à frente, e essa capacidade contagia toda a equipa. Embora continue a ser honorário e sempre discutível, foi eleito o homem do jogo nos embates dos oitavos de final contra o Benfica e o jogador do torneio em abril.

Outro dos pontos fortes de Pedri é a sua capacidade de defender. Capaz de se impor fisicamente e de se infiltrar nas costas dos adversários, o canário cresceu em estatura e isso nota-se. Não é por acaso que ele não está mais na enfermaria. Na LaLiga, tem 209 recuperações de bola, e até estabeleceu um novo recorde contra o Celta na semana passada (4-3) com... 17 recuperações de posse e 9 duelos ganhos.

O sucesso de Flick só pode ser medido pelo enorme impacto de Pedri. Até agora, nesta época, o canário nunca foi apanhado em falso. E isso mostra a tarefa que o Real Madrid terá pela frente no sábado à noite.