Há alguns meses, antes do Euro-2024, o nome de Andrei Ratiu passou despercebido. Poderia ter sido apenas mais um jogador que, como muitos, chegou com fome e vontade de hastear a bandeira do seu país, a Roménia. Agora, com mais de meia época concluída, o seu bom desempenho no Rayo Vallecano (. classificado da LaLiga) foi suficiente para despertar, aparentemente, o interesse de algumas equipas importantes do velho continente.
Segundo a Cadena Ser, o internacional tricolor seria "do agrado" de Deco, diretor desportivo dos blaugrana. O romeno, que tem contrato até 2028 com o Rayo, tem uma cláusula de compra de 25 milhões de euros, fez 24 jogos (um golo e duas assistências) e conseguiu conter rivais como Vinicius Jr e Julián Álvarez.

O Barcelona, para já, tem um esquema defensivo claro: Jules Koundé ganhou o seu lugar no flanco direito. Héctor Fort, por sua vez, tem dado conta do recado quando as circunstâncias obrigam Flick a lhe dar minutos. Ratiu, no entanto, pode chegar a Barcelona para dar mais competitividade aos seus companheiros.
Ratiu, também, de acordo com a informação publicada pelo Mundo Deportivo, desperta o interesse de outros clubes como o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, o Atlético de Madrid, a Roma de Ranieri e o Tottenham.