O Barcelona, que garantiu pelo menos o play-off da Liga dos Campeões, já é 2.º, atrás do Liverpool, depois de bater o Borussia Dortmund por 2-3, e quer manter o embalo em casa contra o Leganés (17.º), no domingo. A principal ausência do conjunto catalão será o técnico alemão Hansi Flick, suspenso por dois jogos depois de receber cartão vermelho no último fim de semana contra o Betis.

No jogo contra o Dortmund, brilharam o brasileiro Raphinha e o jovem Lamine Yamal, mas o protagonista foi Ferran Torres, que marcou dois golos. Pedri e Marc Casadó também mostraram que estão em boa forma.
O Real Madrid, dois pontos atrás do Barça e com um jogo a menos, visita no sábado o Rayo Vallecano (12.º), motivado depois de afastar as dúvidas na Liga dos Campeões com a vitória por 2-3 sobre a Atalanta. O conjunto merengue encontrou a sua fórmula mágica: Jude Bellingham, Kylian Mbappé e Vinícius Júnior, marcaram os golos da vitória sobre os italianos.

Contra o Rayo, Mbappé deve desfalcar o Real Madrid, que confirmou uma lesão muscular na coxa esquerda do atacante francês, depois de ter sido substituído em Bérgamo com dores. A boa notícia para o camisola 9 merengue veio da Suécia nesta quinta-feira. O Ministério Público do país arquivou por falta de evidências uma investigação de uma suposta violação que a imprensa local vinculou a uma estadia do jogador francês em Estocolmo.

Já o Atlético de Madrid, terceiro classificado a três pontos do Barça, enfrenta o Getafe (15.º) no estádio Metropolitano. No último domingo, o emblema colchonero venceu o Sevilha com uma reviravolta (4-3) e, três dias depois, bateu o Slovan Bratislava por 3-1 sem maiores problemas, em duas grandes exibições do francês Antoine Griezmann.

Noutros jogos da jornada, o Athletic Bilbao (4.º), que vem de vitória sobre o Fenerbahçe de José Mourinho na Liga Europa, visita o Alavés (16.º) no domingo, enquanto o Villarreal (5.º) recebe o Betis (11.º) no mesmo dia.
