Os babazorros encontraram no capitão o seu guia, o que é perfeitamente compreensível, já que o andaluz há muito que vem acumulando méritos, inclusive para captar a atenção de Luis de la Fuente. Em termos estatísticos, estamos perante um dos médios mais fiáveis do futebol espanhol na atualidade.
Na presente temporada, o ex-Real Madrid destacou-se sobretudo nas tarefas defensivas, tornando-se o maior recuperador de bolas no meio-campo adversário da LaLiga, com 56 recuperações; e o médio com mais interceções realizadas na competição, com 59.
"Ladrão", "polvo", "carro vassoura"... Podem chamá-lo de várias formas, mas há algo que não deixa dúvidas: ultrapassar Antonio Blanco não é nada fácil atualmente.
A sua influência no jogo é tal que os seus números vão além das fronteiras nacionais, superando em algumas estatísticas grandes nomes das cinco principais Ligas, como Luka Modric, Moisés Caicedo ou Manuel Locatelli.
Nível internacional
O jogador vai aumentando o seu valor a cada jogo, sendo uma autêntica muralha no centro do terreno. O seu rendimento permite-lhe ser o segundo da LaLiga em posses ganhas (108), o sétimo nas cinco Ligas mais fortes; e o terceiro em duelos defensivos (85), ocupando o nono lugar entre as competições de referência do Velho Continente.
O melhor para o Alavés é que Blanco está feliz em Vitória e já soma 103 jogos com a camisola albiazul: "Ser capitão de um clube como o Alavés é um orgulho", afirmou há poucos dias.
