O surgimento de Assane Diao (18 anos) já era esperado há muito tempo. Nascido no Senegal, criado em Badajoz e formado no Flecha Negra e no Balón de Cádiz antes de chegar ao Bétis, o extremo hispano-senegalês já tinha sido internacional por Espanha nos escalões de sub-18 e sub-19. Há alguns anos, o jogador estava no radar da Federação espanhola.
Diao, que renovou recentemente o seu contrato com o Bétis até 2027, estreou-se na equipa principal a 21 de setembro de 2023, em Glasgow, contra o Rangers, na Liga Europa. Na quinta-feira, estreou-se na LaLiga contra o Granada, marcando o golo do empate.
Manuel Pellegrini já o observava há algum tempo e estava à espera do momento certo para lhe dar uma oportunidade. Teve-a e aproveitou-a ao máximo. Tem força, coragem, coragem, um grande remate e, contra o Granada, provou-o com um desempenho notável e um grande golo que deslumbrou toda a gente.
Teria sido uma estreia perfeita se Lucas Boyé não tivesse empatado para o Granada e o Betis tivesse conquistado apenas um ponto em vez dos três que procurava. Em todo o caso, Assane deu um pontapé na porta e, apesar da concorrência que existe no Bétis no sector ofensivo, ganhou o direito de ter mais oportunidades nos próximos jogos.
O rapaz veio para ficar. O Betis e a seleção espanhola têm um novo diamante na sua extensa e luxuosa coleção.
