Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Athletic Bilbao distingue João Pinto por carreira única no FC Porto

João Pinto dedicou a vida futebolística ao FC Porto
João Pinto dedicou a vida futebolística ao FC PortoAthletic Club
O lendário dono da camisola 2 e da braçadeira do FC Porto, João Pinto, foi distinguido com o One Club Award, atribuído pelo Athletic Club. No ano em que completam 125 anos de existência, os bascos consideram ser esta a “ocasião perfeita para prestar tributo a um clube e a um jogador cujos percursos desportivos são admiráveis”.

“Além de uma equipa de extraordinário prestígio internacional, o FC Porto é um clube que tem sido parte importante dos nossos 125 anos de história, ao longo dos quais nos defrontamos oito vezes, e entre os atletas mais marcantes ergue-se um futebolista lendário: João Domingos da Silva Pinto”, justifica o Athletic.

João Pinto, recorde-se, realizou 587 jogos nas 16 épocas como profissional no emblema azul e branco, sagrou-se nove vezes Campeão Nacional, venceu oito Supertaças, quatro Taças de Portugal, uma Supertaça Europeia e sagrou-se tanto Campeão Europeu como Campeão Mundial em 1987. Pelo meio, ao serviço da seleção portuguesa, ainda viria a ser eleito para a Melhor Equipa do Euro 1984, em França.

Antes do Eterno Capitão do FC Porto, o One Club Award já foi atribuído ao Matthew Le Tissier (Southampton), Paolo Maldini (AC Milan), Sepp Maier (Bayern de Munique), Carles Puyol (Barcelona), Billy McNeill (Celtic), Ryan Giggs (Manchester United) e Ricardo Enrique Bochini (Independiente).

"Queremos premiar os futebolistas de classe mundial que, tal como o João Pinto, fizeram todo o percurso profissional num único clube, demonstrando amor incondicional pelas suas cores, lealdade para com uma massa adepta e identificação perante o clube, valores que o Athletic Club procura preservar. O One Club Man Award é mais do um simples prémio, é o reconhecimento dos méritos e valores associados às carreiras futebolísticas”, apresenta o Athletic.

João Pinto receberá o galardão no relvado de San Mamés, antes do encontro do Athletic frente ao Getafe, no próximo dia 27 de setembro.