Athletic Bilbao distingue João Pinto por carreira única no FC Porto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Athletic Bilbao distingue João Pinto por carreira única no FC Porto
João Pinto dedicou a vida futebolística ao FC Porto
João Pinto dedicou a vida futebolística ao FC Porto
Athletic Club
O lendário dono da camisola 2 e da braçadeira do FC Porto, João Pinto, foi distinguido com o One Club Award, atribuído pelo Athletic Club. No ano em que completam 125 anos de existência, os bascos consideram ser esta a “ocasião perfeita para prestar tributo a um clube e a um jogador cujos percursos desportivos são admiráveis”.

“Além de uma equipa de extraordinário prestígio internacional, o FC Porto é um clube que tem sido parte importante dos nossos 125 anos de história, ao longo dos quais nos defrontamos oito vezes, e entre os atletas mais marcantes ergue-se um futebolista lendário: João Domingos da Silva Pinto”, justifica o Athletic.

João Pinto, recorde-se, realizou 587 jogos nas 16 épocas como profissional no emblema azul e branco, sagrou-se nove vezes Campeão Nacional, venceu oito Supertaças, quatro Taças de Portugal, uma Supertaça Europeia e sagrou-se tanto Campeão Europeu como Campeão Mundial em 1987. Pelo meio, ao serviço da seleção portuguesa, ainda viria a ser eleito para a Melhor Equipa do Euro 1984, em França.

Antes do Eterno Capitão do FC Porto, o One Club Award já foi atribuído ao Matthew Le Tissier (Southampton), Paolo Maldini (AC Milan), Sepp Maier (Bayern de Munique), Carles Puyol (Barcelona), Billy McNeill (Celtic), Ryan Giggs (Manchester United) e Ricardo Enrique Bochini (Independiente).

"Queremos premiar os futebolistas de classe mundial que, tal como o João Pinto, fizeram todo o percurso profissional num único clube, demonstrando amor incondicional pelas suas cores, lealdade para com uma massa adepta e identificação perante o clube, valores que o Athletic Club procura preservar. O One Club Man Award é mais do um simples prémio, é o reconhecimento dos méritos e valores associados às carreiras futebolísticas”, apresenta o Athletic.

João Pinto receberá o galardão no relvado de San Mamés, antes do encontro do Athletic frente ao Getafe, no próximo dia 27 de setembro.