O próprio jogador explicou que os factos ocorreram após a primeira mão das meias-finais da Liga Europa, um jogo que o Manchester United venceu de forma convincente no San Mamés, o que lhe permitiu pensar no jogo decisivo, que perdeu para o Tottenham num jogo bastante aborrecido.
"Desde que ultrapassei a minha doença, há anos que sigo um tratamento contra a alopecia e, depois de estudar o caso, descobrimos que o positivo se deveu ao facto de ter tomado involuntariamente um medicamento preventivo contra a queda de cabelo que continha uma substância proibida", comentou Yeray na sua conta do Instagram.
"O processo está a ser investigado e sujeito a confidencialidade, pelo que o clube não está autorizado a fazer quaisquer outras declarações públicas sobre este assunto. Uma vez concluído o processo, Yeray Álvarez e o Athletic Club darão todas as explicações que forem pertinentes e necessárias", informou o clube.
Por fim, a equipa espanhola manifestou o seu afeto, apoio e "total respaldo" a um jovem jogador que faz parte do plantel do Bilbao desde que deixou o C.D. Baskonia em 2013. Esta situação, como é óbvio, pode representar um claro retrocesso na sua carreira profissional e até obrigar a direção desportiva a contratar um substituto.