Mais

Atlético Madrid inverteu a tendência de mercado entre os grandes espanhóis

Arthur Vermeeren, 18 anos, foi o principal reforço do Atlético Madrid
Arthur Vermeeren, 18 anos, foi o principal reforço do Atlético MadridAFP
Numa janela de transferências em que os grandes clubes espanhóis pouco se mexeram, o Atlético de Madrid foi um dos mais activos com as chegadas do médio Arthur Vermeeren, do guarda-redes Horatiu Moldovan e do defesa-central Gabriel Paulista.

O conjunto rojiblanco apresentou o médio belga Arthur Vermeeren, de 18 anos, que chegou da Antuérpia por 25 milhões de euros na segunda-feira. Vermeeren assinou contrato até 2030, mais três anos do que o guarda-redes internacional romeno Horatiu Moldovan, que chega do Rapid de Bucareste para ser o suplente Jan Oblak com a saída de Ivo Grbic para o Sheffield Wednesday de Inglaterra.

Moldovan, de 26 anos, chega por apenas 800.000 euros da cláusula de rescisão, segundo a imprensa espanhola.

O Atlético emprestou o lateral Javi Galán à Real Sociedad e o central turco Caglar Soyuncu ao Fenerbahçe, mas reforçou a defesa com a chegada de Gabriel Paulista, vindo do Valencia.

Vitor Roque antecipa sua chegada

Ao contrário dos Rojiblancos, o Real Madrid não fez nenhuma mudança na equipa titular e o Barcelona apenas antecipou a chegada do brasileiro Vitor Roque. A contratação do jovem avançado do Athletico Paranaense tinha sido anunciada em meados do ano passado, sendo que a mudança apenas estava prevista para a época 2024/2025.

A época irregular do Barça levou o clube a antecipar a contratação do jogador, que, segundo a imprensa, deverá custar cerca de 30 milhões de euros. O Real Madrid, por sua vez, não se mexeu, enquanto ressurgiram os rumores de ofertas para Kylian Mbappé vestir branco na próxima temporada.

O surpreendente Girona, que disputa a liderança do campeonato com o Real Madrid, também não contratou ninguém nesta janela, assim como o Athletic Club, que luta por uma vaga na Liga dos Campeões.

Entre os que foram ao mercado está o Sevilla, que ainda não conseguiu se reerguer, apesar de três técnicos já terem passado pelo clube. O clube andaluz conseguiu contratar o médio francês Lucien Agoumé, emprestado pelo Inter de Milão até ao final da época, bem como Hannibal Mejbri, do Manchester United. Por outro lado, perdeu o médio Ivan Rakitic para o Al-Shabab na Arábia Saudita.

Betis reforça o plantel

Em contraste com as saídas do médio mexicano Andrés Guardado, que foi para o Club León do país, do avançado Borja Iglesias, que foi emprestado ao Bayer Leverkusen, e do brasileiro Luiz Henrique para o Botafogo, o Betis fez quatro novas contratações.

O treinador Manuel Pellegrini vai agora trazer o médio brasileiro Johnny Cardoso do Internacional de Porto Alegre, que assinou contrato até 2029 por, segundo a imprensa espanhola, 6 milhões de euros. Durante o iverno, os Verdiblancos também contrataram o avançado argentino Ezequiel "Chimy" Avila, do Osasuna, por cerca de 4 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola, o médio espanhol Pablo Fornals, do West Ham, e o avançado franco-congolês Cédric Bakambu, do Galatasaray, da Turquia.

O Villarreal também se reforçou com as chegadas do defesa colombiano Yerson Mosquera e do extremo português Gonçalo Guedes, ambos emprestados pelo Wolverhampton, bem como do avançado do Burkina Faso Bertrand Traoré e do defesa-central costa-marfinense Eric Bailly, que chegam por transferência livre.