Mais

Baldé recebe o apoio dos irmãos Williams após insultos racistas com o Getafe

Nico Williams fala com Alejandro Baldé
Nico Williams fala com Alejandro BaldéJAVIER BORREGO / Spain DPPI / DPPI via AFP
Os irmãos Williams do Athletic Bilbao, Iñaki e Nico, manifestaram o seu apoio ao lateral do Barcelona Alejandro Balde, depois de este ter denunciado insultos racistas de alguns adeptos do Getafe no jogo de sábado na cidade de Madrid.

"Recebi vários insultos racistas. Não devia continuar a acontecer. Foi na primeira parte e avisei o árbitro, que ativou o protocolo. Não sei exatamente como funciona o protocolo e tenho de tentar esquecer o que aconteceu", disse o defesa do Barça.

Baldé revelou que informou o árbitro durante o jogo, que ativou o protocolo antirracismo, o que levou a um anúncio público aos adeptos no estádio para que desistissem.

Mais tarde, o defesa lamentou na rede social Instagram que "é uma pena que em 2025 estas coisas ainda estejam a acontecer".

"O racismo não tem lugar no futebol nem na vida. Temos de continuar a lutar para que estes atos desapareçam", disse ao lado de uma fotografia sua a preto e branco do confronto.

O post foi apreciado pelos Williams. Iñaki escreveu Black Power, enquanto o colega de seleção de Baldé, Nico, expressou o seu apoio com o emote de um punho cerrado de uma mão colorida e um coração, além de partilhar a imagem do defesa nos seus stories .

"Não há espaço para isso"

O treinador do Barcelona, Hansi Flick, também se pronunciou sobre o assunto em conferência de imprensa, afirmando que aqueles que gritam insultos racistas deveriam ser proibidos de frequentar os estádios de futebol.

"Não há lugar para isto no futebol ou na vida. Isto é inacreditável. No tempo em que vivemos, é totalmente errado", afirmou o treinador alemão.

"Penso que temos de os combater, é a melhor coisa a fazer, e as pessoas que os rodeiam também podem fazer alguma coisa. Acho que toda a gente pode fazer alguma coisa", continuou Flick.

O Barça também lamentou o incidente num comunicado: "Mais uma vez, o racismo fez sentir a sua presença num campo de futebol. Agora foi a vez de Alejandro Baldé, que foi vítima de repetidos insultos racistas por parte de alguns adeptos do Getafe que estavam presentes no empate do Barça por 1-1 no Coliseu".

Em novembro, três adeptos foram detidos após insultos racistas contra Baldé e o seu colega de equipa Lamine Yamal no Clássico contra o Real Madrid.

Nos últimos anos, têm-se registado muitos casos deste tipo nos campos de futebol espanhóis. O avançado brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, tem sido frequentemente alvo de insultos.