Mais

Barcelona começa a demolir Camp Nou e prepara-se para mudar de instalações

Estão a decorrer os trabalhos de demolição do estádio Camp Nou
Estão a decorrer os trabalhos de demolição do estádio Camp NouProfimedia

O Barcelona começou a trabalhar na renovação do seu estádio, com gruas a demolirem várias secções do Camp Nou durante o fim de semana.

O clube anunciou os planos para o ambicioso projeto de 1,4 mil milhões de euros em julho de 2022, tendo os trabalhos de construção começado no mês passado. O projeto demorará quatro anos a ser concluído e a capacidade do estádio aumentará de 99.000 para 105.000 lugares.

Camp Nou terá também um teto retrátil e iluminação alimentada por energia solar, com a área circundante a beneficiar de um hotel, uma pista de gelo e escritórios.

Consequentemente, o clube mudará de instalações a partir da época 2023/24 e passará a disputar os seus jogos em casa no Estádio Olímpico de Montjuic, anteriormente a casa do rival Espanhol, que aí jogou entre 1997 e 2009. O recinto também foi palco dos Jogos Olímpicos de verão em 1992.

O presidente Joan Laporta defendeu recentemente a mudança, dizendo aos jornalistas: "Para minimizar os riscos e proteger as receitas da próxima época, vamos manter praticamente a capacidade total na próxima época (no Estádio Olímpico) e proceder à demolição do terceiro piso quando formos para Montjuic. A demolição mais cedo significaria ter de ir para a próxima época com apenas 50% da capacidade".