Todas as equipas profissionais do Barcelona exibirão o lema "RD Congo – Cœur de l’Afrique" na parte de trás das camisolas de treino, como símbolo desta aliança. A RDC assume ainda o estatuto de "Parceiro Oficial para o Empoderamento no Desporto e na Cultura" do clube catalão.
O acordo contempla também a criação da Casa da República Democrática do Congo nas futuras instalações do Espai Barça, no Camp Nou, uma exposição imersiva e interativa, que dará a conhecer o património desportivo e cultural do país africano a milhões de visitantes.
Programa para crianças e jovens do Congo
Na vertente desportiva e formativa, será desenvolvido um programa de atividades para crianças e jovens congoleses através das Barça Academies, abrangendo modalidades como futebol, basquetebol, andebol, futsal e hóquei em patins. Ao mesmo tempo, o Barça Innovation Hub (BIHUB) coordenará formações para treinadores locais em áreas como metodologia, ciência do desporto e estruturação por idades, promovendo o crescimento sustentado do talento.
Este projeto reforça a missão global do Barça de usar o desporto como ferramenta de inclusão, paz e desenvolvimento social, ao mesmo tempo que aprofunda a ligação cultural entre o clube e o continente africano.