A equipa de Hansi Flick tem tido dificuldades quando o jovem de 17 anos não está em campo, uma vez que o internacional espanhol se tornou uma peça crucial no seu esquema ofensivo.
Yamal vai falhar a viagem à Galiza com um problema no tornozelo, deixando o treinador alemão a precisar de um plano B, que até agora não tem resultado.
O internacional espanhol foi poupado na visita do Barcelona a Osasuna em setembro, quando os catalães perderam por 4-2. Yamal entrou como suplente quando o Barcelona estava a perder e marcou um excelente golo no final da partida, lembrando a Flick a sua importância para a equipa. Desde então, foi titular em todos os jogos do Barcelona, até que uma lesão o excluiu da equipa que perdeu por 1-0 com a Real Sociedad antes da pausa internacional.
Flick colocou Raphinha na ala esquerda e Fermin Lopez na direita, e a equipa criou poucas oportunidades em San Sebastian, apesar de ter marcado 40 golos nos últimos 12 jogos da Liga.
"É claro que um jogador com a qualidade de Lamine faz falta a todas as equipas", admitiu Flick após a derrota: "No último terço, não estávamos a tomar as decisões certas."

Dani Olmo parece estar de volta à forma física depois de uma lesão, pelo que o jogador pode proporcionar mais qualidade no último terço do Barcelona e fornecer ao avançado Robert Lewandowski as munições de que necessita para se desenvolver. O veterano avançado polaco é o melhor marcador do campeonato com 14 golos, mas também não conseguiu marcar nos jogos em que Yamal não foi titular.
A habilidade e o ritmo do jovem atacante atraem os defensores adversários, e a sua criatividade é crucial para ajudar Lewandowski, por isso a ligação entre eles tem sido vital para a campanha do Barcelona. Yamal é também um bom parceiro para Raphinha quando o Barcelona contra-ataca a toda a velocidade. O brasileiro, que vive a melhor fase da sua carreira, aproveita muitas vezes os passes inteligentes do espanhol para criar um efeito devastador.
Com Ferran Torres também lesionado, Flick poderá recorrer ao extremo Pau Victor para substituir Yamal ou utilizar Pablo Torre no meio-campo ofensivo, com Olmo deslocado para o flanco esquerdo e Raphinha para a direita.
O Celta de Vigo, de Claudio Giráldez, em 11.º lugar, conta com o antigo defesa do Barcelona Marcos Alonso.
"É especial porque estamos a jogar contra o líder", disse Alonso: "Já mostrámos em jogos anteriores contra grandes equipas que podemos competir, mas não conseguimos obter um bom resultado."
O Celta de Vigo esteve perto de derrotar o Real Madrid, mas perdeu por 2-1 com os campeões espanhóis em outubro. O Barça venceu apenas duas vezes nas suas últimas nove visitas a Balaidos.
