Mais

Batalha pelo Pichichi: Lewandowski e Mbappé na disputa de superestrelas

Lewandowski e Mbappe na disputa de pelo título de melhor marcador
Lewandowski e Mbappe na disputa de pelo título de melhor marcadorLaLiga
Robert Lewandowski e Kylian Mbappé estão a dar tudo por tudo para terminar a temporada 2024/25 da LaLiga como o melhor marcador da competição.

Nenhum dos avançados está a desistir e cada um marcou dois golos na última jornada, o que significa que o polaco mantém uma vantagem de três golos sobre o francês.

Lewandowski marcou os seus dois golos na vitória do Barcelona por 4-1 sobre o Girona, no Estadi Olímpic, enquanto Mbappé marcou dois golos no Bernabéu, quando o Real Madrid venceu o CD Leganés por 3-2.

O avançado do Barcelona tem 25 golos nos 28 jogos que disputou no campeonato, com uma média de 0,89 golos por jogo. Poucos jogadores conseguem ter uma média de quase um golo por jogo, e isso é verdade mesmo quando se olha para todas as competições, já que ele marcou 38 vezes em 42 jogos, uma taxa de 0,90 golos por jogo.

Apesar de o seu registo ser tão impressionante, Lewandowski tem Mbappé à espreita. O francês está a ganhar velocidade nesta corrida para vencer o Troféu Pichichi, o prémio para o melhor marcador da liga, com 22 golos em 27 jogos na LaLiga.

Robert Lewandowski de olho em mais um troféu individual
Robert Lewandowski de olho em mais um troféu individualLaLiga

É uma taxa de 0,81 golos por jogo, um rácio verdadeiramente brilhante para esta que é a sua primeira época no futebol espanhol.

Para além das suas excelentes estatísticas na LaLiga, Mbappé marcou 32 golos no total esta época em 44 jogos disputados, o que corresponde a 0,72 golos por jogo. Na Liga dos Campeões, por exemplo, fez um hat-trick memorável na fase de play-off, contra o Manchester City de Pep Guardiola.

Contributo impressionante para a corrida ao título

Todos estes golos estão a manter Lewandowski e Mbappé na disputa do Pichichi, ao mesmo tempo que ajudam os seus clubes na corrida pelo título da LaLiga. Nos últimos 10 jogos, o jogador do Barça tem nove golos, enquanto o francês tem 12.

Nesta fase decisiva da época, os avançados do Barcelona e do Real Madrid estão a manter a calma em frente à baliza.