"Tu és o orgulho e a inspiração de todo o Brasil e é tão bom ver o teu apelido estampado nas camisolas; ouvir o teu nome cantado e admirado por milhões de crianças que brincam de ser tu", escreveu o Flamengo na rede social X.
"Sabíamos que este dia chegaria e, no entanto, aqui estamos nós, completamente emocionados. O teu sonho é agora uma realidade, Vini! Estamos muito orgulhosos de ti, meu rapaz", acrescentou o clube mais popular do Brasil.
O extremo, de 24 anos, subiu nas fileiras do clube do Rio de Janeiro, de onde foi contratado pelo Real Madrid em 2017 por 46 milhões de euros.
A sua primeira vitória no prémio "The Best", entregue em Doha na terça-feira, tem um toque de vingança depois de ter ficado em segundo lugar na votação da Bola de Ouro atribuída pela revista France Football a Rodri em outubro.
É também o maior prémio individual para um jogador brasileiro desde que o antigo médio Kaká ganhou a Bola de Ouro em 2007.
"Mais do que merecido... Estou muito feliz por ti. Continue a voar", escreveu Neymar nas redes sociais.
"Ele mereceu o título de melhor jogador do mundo mais do que qualquer outro jogador por tudo o que faz dentro e fora de campo", disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em comunicado.
"Com os seus dribles e golos, Vini deu alegria aos adeptos do futebol e é também uma grande figura na luta contra o racismo", acrescentou o responsável.
Ao longo da época de 2024, Vini marcou 24 golos e deu 11 assistências em 39 jogos pelo Madrid em todas as competições na época passada. Para além da Liga dos Campeões, a sua equipa também venceu a LaLiga.