Mais

Como foram as últimas transições de treinador no Real Madrid?

Solari e Ten Hag no Bernabéu
Solari e Ten Hag no BernabéuJAVIER SORIANO / AFP
A chegada de Xabi Alonso inicia uma nova era após uma época irregular. Espera-se um mercado agitado.

Os escritórios de Valdebebas estão a fervilhar. O clube prepara-se para uma janela de transferências de verão intensa: o Campeonato do Mundo de Clubes será a primeira competição do calendário, chegarão várias transferências e, imediatamente a seguir, recomeçará a ação na LaLiga.

O Real Madrid, como é sabido, vai começar o ano com uma transição: Carlo Ancelotti deixou o banco. A época foi dura para o treinador italiano, que sofreu duros golpes na Liga dos Campeões (perdeu para o Arsenal nos quartos de final) e na Taça do Rei, perdendo a final da competição para o Barcelona.

Os blaugranas foram ultrapassados pelos merengues, que já planeiam a nova época com Xabi Alonso no banco.

Carlo Ancelotti foi confirmado como o novo treinador do Brasil. Enquanto Xabi Alonso (que ainda tem mais um jogo a disputar pelo Leverkusen) não é anunciado, os Blancos organizam a despedida do treinador com mais títulos na sua história.

Estas foram as últimas transições do Real Madrid e os seus resultados:

Julen Lopetegui (2018-2019):

O atual selecionador do Catar teve uma curta passagem pelo Real Madrid. Foi ele quem assumiu o comando dos Blancos após a saída surpresa de Zinedine Zidane. Lopetegui chegou a Chamartín com um perfil elevado. Renovou o jogo da seleção espanhola, mas, com o anúncio da sua mudança para Madrid, foi demitido do cargo de selecionador de Espanha poucos dias antes da estreia da Roja no Campeonato do Mundo da Rússia.

O seu desempenho não foi o esperado. Após a goleada de 5-0 no El Clasico, foi demitido do cargo.

Santiago Solari (2018-2019)

Com a saída de Lopetegui, o Real Madrid promoveu Santiago Solari. O treinador, infelizmente para o clube, não mudou o rumo de uma equipa abatida, especialmente no moral. Solari estava no banco durante a mítica goleada de 4-1 do Ajax no Santiago Bernabéu, que classificou a equipa neerlandesa para as meias-finais da Liga dos Campeões.

Zinedine Zidane (2019-2021)

O francês regressou ao comando técnico do Real Madrid. Na sua segunda passagem como treinador, voltou a vencer a LaLiga, ganhou a Supertaça de Espanha e chegou às meias-finais da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Chelsea de Tomas Tüchel. O Real Madrid, no entanto, perdeu a LaLiga 2021 para o Atleti, terminou sem títulos nessa época e Zidane optou por se afastar.

Carlo Ancelotti (2021-presente)

O italiano chegou a Valdebebas depois de ter telefonado a José Ángel Sánchez para lhe pedir um empréstimo para o Everton. No primeiro ano da sua segunda passagem, ganhou a LaLiga, a Supertaça de Espanha e a Liga dos Campeões. No segundo, ganhou a Taça do Rei e a Supertaça Europeia.

No terceiro ano, ganhou a LaLiga, a Liga dos Campeões e a Supertaça de Espanha. Na atual temporada, terminará sem títulos e depois de ter cumprido uma época irregular.