Thiago Fernández, extremo de 21 anos, já recuperado de uma rotura de ligamentos, confirmou a sua transferência para o futebol espanhol depois de um ano inteiro sem competição oficial, marcado pela lesão e por um conflito irreconciliável com a direção do Fortín.
Uma saída sem regresso no Vélez
A relação entre Thiago Fernández e o Vélez estava deteriorada há vários meses. O jogador optou por não renovar o seu contrato e deixou que o vínculo expirasse, decisão que o clube acabou por aceitar após várias tentativas de negociação falhadas.
Formado nas camadas jovens do clube, Thiago Fernández foi uma das grandes revelações da equipa orientada por Gustavo Quinteros em 2024, até que, a 1 de dezembro, sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, na vitória frente ao Sarmiento.
Apesar da lesão, o extremo acompanhou o plantel nas finais seguintes e celebrou o título, recém-operado, a 15 de dezembro, no Estádio José Amalfitani, após a conquista frente ao Huracán.

Um ano sem jogar e negociações fracassadas
Durante o processo de recuperação, as conversas contratuais continuaram, mas nunca chegaram a bom porto. Em agosto, já com alta médica, o Vélez anunciou o afastamento definitivo do jogador devido à impossibilidade de chegar a um acordo.
Desde então, Thiago Fernández treinou-se individualmente e foi visto ocasionalmente com o plantel nas celebrações da Supertaça Internacional e da Supertaça Argentina, embora nunca tenha feito declarações públicas sobre o conflito.
Villarreal, o novo destino
De acordo com informações avançadas, Thiago Fernández vai assinar pelo Villarreal até junho de 2031 e deverá apresentar-se no clube espanhol a 2 de janeiro. No entanto, não está excluída a possibilidade de ser emprestado para ganhar ritmo competitivo antes de integrar em pleno a equipa principal, devido ao longo período de inatividade.
A mensagem nas redes sociais e o seu balanço no Vélez
No aniversário do título da Liga Profissional, o avançado recorreu às suas redes sociais para partilhar uma publicação alusiva, sem texto, apenas com a data “15/12/24”, emojis de taças e fotografias a segurar o troféu, naquele que foi o seu único gesto público durante o conflito.
Thiago Fernández despede-se do Vélez com 48 jogos oficiais, cinco golos e seis assistências, desde a sua estreia a 21 de abril de 2023 frente ao Colón, para a Liga Profissional.
