O jovem de 17 anos assinou um novo contrato com os catalães, válido até 2031.
"Lamine é Lamine. Leo é Leo. O Leo (Messi) foi o melhor jogador da história deste clube e, para mim, o melhor jogador da história. Toda a gente fica louca quando vê o Lamine a jogar futebol, pagava-se para o ver no estádio, ele é especial e quis ficar porque acredita no projeto. Merece um salário melhor", afirmou Deco à BBC Sport, quando questionado sobre as comparações com Lionel Messi.
"Vai ser um dos melhores jogadores do mundo. Temos de o respeitar como jogador, mas sem esquecer que tem 17 anos. Não é fácil comparar, mas Lamine, em termos de qualidade, pode fazer história como Leo. Mas é claro que, para fazer história, ele precisa ter uma boa equipa por trás dele", acrescentou.
Todos querem Lamine
Deco admite que estão a ter de gerir os compromissos comerciais de Yamal, admitindo que o frenesim em torno do jovem só está a aumentar.
"Tentamos não o deixar fazer tudo, porque, às vezes, os patrocinadores e toda a gente quer a sua camisola ou o seu tempo", continuou Deco.
"Às vezes não podemos controlar tudo, mas as pessoas vêem a magia dele, dentro e fora do campo. Querem ter um pouco dele e temos de o ajudar a gerir isso", acrescentou.