A eficácia, ou falta dela, é algo que está a afetar o Barcelona e isso reflete-se nos números.
O Barça marcou 31 golos nos 17 jogos da Liga até agora, um número ultrapassado por Girona (41), Real Madrid (38), Atlético de Madrid (35) e Athletic Bilbao (33). Além disso, a defesa já não é tão fiável como na época passada, tendo sofrido 19 golos a duas jornadas do fim da primeira volta, contra os 20 que sofreu em toda a competição nacional em 22/23 .
Isto significa que, quando ganham, não o fazem por grandes resultados. Muito pelo contrário.
Assim, entre derrotas, empates e vitórias, a equipa de Xavi já leva 17 jogos oficiais consecutivos sem ganhar por mais de um golo. Desde que, há três meses, goleou o Antuérpia por 5-0 na jornada inaugural da Liga dos Campeões.
É algo que só se tinha repetido uma vez na história da equipa catalã. E, atenção, contra o Almería podem igualar o recorde do clube de 18 jogos consecutivos sem uma vitória por dois ou mais golos .
Sim, o importante é ganhar, mas, como disse Xavi na sua apresentação, também é fundamental a forma como se ganha.
O ADN do Barcelona inclui uma filosofia ofensiva na qual, com a bola como ferramenta, atacar é mais importante do que defender. Mas, embora a posse de bola continue a ser uma arma inegociável, a tendência mudou e ganhar confortavelmente parece ser coisa do passado.
Jogos ganhos pelo Barcelona por menos de um golo
Se olharmos apenas para os dados desde a vitória por 5-0 sobre os belgas, dos 17 jogos, entre LaLiga e Liga dos Campeões, disputados pelo Barcelona, este venceu nove. Todos eles por apenas um golo.
São eles: Celta (3-2), Sevilha (1-0), FC Porto (0-1), Athletic (1-0), Shakhtar Donetsk (2-1), Real Sociedad (0-1), Alavés (2-1), Porto (2-1), Atlético de Madrid (1-0).
Antes de Antuérpia, tinham ganho quatro jogos. Dois deles, Villarreal (3-4) e Osasuna (1-2), com resultados muito próximos.