Mais

El Clasico: O jogo da quádrupla vingança do Real Madrid

Ferran Torres diante de Asencio e Rüdiger, com Dani Olmo e Tchouaméni em segundo plano
Ferran Torres diante de Asencio e Rüdiger, com Dani Olmo e Tchouaméni em segundo planoBURAK AKBULUT / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

Como todos os anos, e ultimamente sempre por esta altura, chega o primeiro Clássico da temporada. E este é, talvez, diferente dos restantes, porque o Real Madrid enfrenta-o com mais vontade de "vendetta" do que nunca.

Os Blancos perderam os últimos quatro duelos frente ao eterno rival. Esta circunstância representa a segunda pior marca histórica na entidade do clube, sendo a primeira vez que sucede no mesmo exercício.

Na temporada passada, o Real Madrid perdeu todos os seus jogos com o Barça. O primeiro na Liga, no Bernabéu, foi uma derrota contundente por 0-4 (dois golos de Lewandowski, um de Lamine Yamal e outro de Raphinha).

O segundo duelo teve lugar na final da Supertaça de Espanha, na Arábia Saudita, e também foi uma vitória clara. Apesar de Mbappé ter adiantado os Blancos, Lamine Yamal, Lewandowski, Raphinha por duas vezes e Baldé colocaram um embaraçoso 1-5 no marcador, que foi ligeiramente atenuado com o resultado final de 2-5.

O terceiro foi em La Cartuja, em Sevilha. Era a final da Taça do Rei e o duelo, desta vez, foi tremendamente equilibrado. Pedri adiantou o Barça, mas Mbappé e Tchouaméni deram a volta ao encontro. Ferran fez o 2-2 e Koundé, no prolongamento, deu o título aos culés.

E o quarto e definitivo, produziu-se em Montjuïc na Liga. Um 4-3 que também foi muito disputado. Aos 14 minutos, o Real Madrid já vencia por 0-2 com um bis de Mbappé. Mas o Barça fez quatro golos seguidos (Eric García, Lamine Yamal e Raphinha por duas vezes). Mbappé fez o seu hat-trick particular, mas não serviu de nada.

Maiores marcas

Na Cidade Condal, a atual marca só é superada pelos cinco clássicos seguidos ganhos pelos blaugrana entre Barcelona 2-0 Real Madrid, de 13 de dezembro de 2008, e Barça 5-0 Real Madrid, de 29 de novembro de 2010. Pelo meio, o histórico 2-6 conseguido pelos blaugrana no Bernabéu.

Do lado contrário, o recorde absoluto de vitórias frente ao eterno rival pertence ao Real Madrid, que superou o Barcelona em até sete clássicos consecutivos entre os anos 1962 e 1966.