"A Junta Eleitoral, em conformidade com o disposto no artigo 38.º dos estatutos, decidiu convocar eleições para Presidente e Conselho de Administração. Esta Junta Eleitoral, em conformidade com o disposto no artigo 40 dos citados estatutos, torna pública esta convocatória e o início do processo eleitoral, que se realizará de acordo com o seguinte calendário e normas básicas", começou por dizer o Real Madrid esta manhã (8 de janeiro) em comunicado, informando os sócios que assim o desejem sobre como podem apresentar as suas candidaturas a umas eleições que não se realizam desde 2009, uma vez que posteriormente Florentino Pérez ganhou sempre por ausência de oposição.
Tudo começa com a publicação dos cadernos eleitorais: "Os sócios poderão consultar a sua inclusão ou exclusão nos cadernos eleitorais nos dias 9, 10, 11 e 12 de janeiro de 2025", informa o clube.
Para além disso, aqueles que não constam dos cadernos eleitorais podem apresentar um recurso: "Os sócios não incluídos nos cadernos eleitorais podem apresentar a respectiva reclamação à Junta Eleitoral nos dias e horas estabelecidos no regulamento eleitoral", explicam. Estas regras eleitorais estarão disponíveis no Gabinete de Apoio ao Sócio em linha.
Mas quando é que começa o processo de apresentação de candidaturas? Bem, o Real Madrid também fala sobre isso: "de 9 de janeiro a 18 de janeiro de 2025, ambos incluídos, com os requisitos e durante as horas contidas nas regras eleitorais", detalham.
Uma vez apresentada a proposta, os candidatos saberão se a mesma foi admitida "no dia seguinte ao da apresentação de cada candidatura".
No caso de existirem outros concorrentes, para além de Florentino Pérez, "a Junta Eleitoral tornará pública a data e o local onde se realizará a votação".