Mais

Eliminação da Real Sociedad na Taça do Rei reacende a luta pela Europa

A eliminação do Real na Taça apimenta a luta pela Europa na LaLiga.
A eliminação do Real na Taça apimenta a luta pela Europa na LaLiga.ANGEL MARTINEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O lugar na Liga Europa atribuído pela conquista da Taça do Rei vai para o campeonato nacional, depois de a equipa de San Sebastian ter perdido nas meias-finais. Até oito equipas espanholas poderão disputar a competição continental na época 2025/26.

A final da Taça do Rei de 2025 já está decidida. O Real Madrid e o Barcelona vão disputar o título a 26 de abril, em La Cartuja (Sevilha). Dado que ambas as equipas disputarão a Liga dos Campeões na próxima época, o bilhete para a Liga Europa conferido pelo torneio passará para a LaLiga.

Esta situação fará com que mais de metade da LaLiga lute até ao fim para embarcar numa aventura continental. Até oito clubes poderão visitar outros países do Velho Continente, caso se qualifiquem para o efeito.

Para além da despedida da Real Sociedad da Taça, o facto de o coeficiente da UEFA em Espanha ser um dos dois melhores vai ajudar nesta tarefa. É quase certo que, pela primeira vez na história, cinco equipas da casa estarão presentes na Liga dos Campeões através da LaLiga.

Para além destes lugares na Champions, haverá ainda que distribuir mais dois lugares na Liga Europa e um na Liga Conferência. Neste momento, com o Barça, o Madrid e o Atlético a terem a Liga dos Campeões praticamente assegurada, pode dizer-se que até 11 equipas estão em condições de partilhar os restantes lugares.

Classificação da LaLiga.
Classificação da LaLiga.Flashscore

Esta particularidade faz prever um final de campeonato emocionante, em que apenas o Valladolid, praticamente despromovido, viverá o desfecho como um mero espetador capaz de influenciar o jogo principal.

No que respeita à Europa, o Athletic Club (4.º), o Villarreal (5.º) e o Betis (6.º) parecem ser os únicos capazes de ocupar o quarto e o quinto lugares e de se apurarem para a Liga dos Campeões. Rayo Vallecano (7.º), Celta (8.º) e Maiorca (9.º), todos com 40 pontos, estão a sete pontos do clube de Castellón e, embora esperem uma derrota, seria lógico que lutassem pela UEL.

A Real Sociedad (10.º), que foi a responsável pelo início da loucura, está imediatamente atrás do segundo grupo, com 38 pontos. Logo atrás, ainda na "pomada", com 36 pontos, o Sevilha (11.º) e o Getafe (12.º) aguardam o seu momento para assumirem posições de privilégio que provavelmente não tinham em mente no início da época.

Por fim, mais atrás, mas à espera do que possa acontecer, o Girona (13.º) e o Osasuna (14.º) não perdem a esperança de somar o máximo possível e procuram um prémio que, neste momento, parece difícil.