Eric García e a segunda vida no Barcelona: "No jogo com o Benfica tudo mudou"

Eric García ao lado de Laporta no momento da sua renovação
Eric García ao lado de Laporta no momento da sua renovaçãoFC Barcelona

O defesa espanhol deu uma conferência de imprensa a propósito da sua renovação com o Barcelona até 2031.

Eric García sublinhou a importância que Hansi Flick teve na extensão do seu contrato com o clube blaugrana. "Girona foi fundamental para mim. Muito disso devo ao Míchel, pela confiança que depositou em mim. No ano passado, até janeiro, estava a ter dificuldades para jogar, houve hipóteses de sair, mas no jogo com o Benfica tudo mudou, falei com o treinador e ele deixou-me claro que precisava de mim na equipa".

Eric sempre acreditou em si próprio e viu-se como titular. "Sempre acreditei que podia ser titular no Barça. Agora estou a desfrutar dessas titularidades e, se algum dia a situação mudar, continuarei a acreditar que posso ser titular".

Sobre Flick, revelou alguns dos seus conselhos. "Hansi, acima de tudo, diz-me para ser eu próprio. É um treinador muito próximo, preocupa-se e isso nota-se no rendimento que consegue tirar de todos nós. Dá-te muita liberdade para jogar. Quando surge uma emergência, Flick pergunta-me se posso jogar nessa posição. No Girona comecei a jogar como lateral. Agora tenho mais opções para jogar, mais possibilidades, e isso é muito importante num plantel".

Deixou também uma mensagem para Ronald Araújo. "Sentimos falta do Araújo. Não só como jogador, mas também como pessoa. É alguém muito querido. Esperamos por ele de braços abertos. Em questões de saúde, cada um decide por si. Que tenha paciência e possa regressar".

E desvalorizou a crise do Real Madrid. "Depois do Clássico e do Chelsea parecia que íamos deitar a época fora. O futebol é mesmo assim, é preciso aproveitar os momentos. O Real Madrid? Nunca me vou alegrar por as coisas correrem mal a um rival".

Por fim, recordou os momentos difíceis no Barcelona. "Cheguei aqui ainda muito jovem. Passas de ser o melhor ao pior, foi uma fase complicada em que o clube exigia resultados, mantive-me tranquilo e sabia das minhas qualidades. É preciso manter a calma quando as coisas estão difíceis e, no fim, tudo acaba por acontecer".

E acrescentou: "Sabia das minhas qualidades. Na vida há momentos bons e outros em que as coisas não correm bem. Estou feliz por estar onde estou, por ajudar a equipa e também a nível individual".

Os números de Eric Garcia
Os números de Eric GarciaFlashscore