Espanhol, a segunda equipa despromovida na LaLiga: e agora, o que será dos Pericos?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espanhol, a segunda equipa despromovida na LaLiga: e agora, o que será dos Pericos?
Jogadores do Espanhol desanimados com a derrota em Valência
Jogadores do Espanhol desanimados com a derrota em Valência
AFP
O Espanhol terminou a época catastrófica com uma despromoção que já há muito se adivinhava. Com uma equipa preparada, teoricamente, para acabar sem problemas no meio da tabela, com estrelas como Joselu e Sergi Darder, os Pericos não conseguiram dar a volta à situação e vão jogar a próxima época na segunda divisão.

Quem diz que o melhor ataque é uma boa defesa, está armado de argumentos a favor com o exemplo dos Espanholistas.

A equipa de Barcelona vai para a segunda depois de ter sido o sexto melhor ataque da LaLiga! Isso não é nada. Um desperdício de talento ofensivo que não os ajudou a sair do buraco. Só o Real Madrid (74), o Barcelona (69), o Atlético de Madrid (68) e o Villarreal e o Girona (57) fizeram melhor do que o Espanhol.

O problema, logicamente, está na defesa. O clube sofreu 66 golos, o mesmo que o Elche. Não é por acaso que estas são as duas equipas que já confirmaram a despromoção antes do final da competição. Tal como não é coincidência que o campeão, o Barça, tenha sido a equipa que menos golos sofreu.

E agora, o que acontece?

Esta é a grande questão que se coloca aos adeptos azuis e brancos. Apesar da ajuda económica que a LaLiga dá aos clubes despromovidos, para atenuar a queda das receitas televisivas, há salários que o clube não poderá nem quererá pagar. Da mesma forma, haverá jogadores que quererão continuar na elite e certamente não lhes faltarão propostas .

O primeiro caso é o de Joselu (33). O avançado galego, que foi convocado pela primeira vez esta época para a seleção espanhola, está em terceiro lugar na lista de melhores marcadores. Os seus 16 golos colocam-no apenas atrás de Lewandowski, com 23, e de Benzema, com 18. E na luta pelo melhor avançado nacional, ganha a Borja Iglesias por um golo.

A tabela de melhores marcadores da Liga espanhola
AFP/Opta by Stats Perform

O Real Madrid, como já anunciámos no Flashscore, é uma das equipas interessadas. E Joselu não se importaria de regressar a um dos clubes onde fez a formação.

Para além do avançado, há outros jogadores cuja qualidade e desempenho os tornam merecedores de uma transferência. Martin Braithwaite, com 10 golos, é um deles. O capitão Sergi Darder é outro. Ou Brian Oliván, um lateral esquerdo que se tem revelado um dos melhores assistentes da LaLiga. Já conta com seis assistências.

São tempos difíceis para um clube que precisa de se adaptar à sua nova realidade, a segunda divisão, sem perder de vista o facto de não poder deixar sair os melhores jogadores se quiser regressar à primeira divisão o mais rapidamente possível.