Acompanhe o Girona no Flashscore
- O senhor acumula oito anos em diversas etapas no Girona. Antes da chegada de Míchel, como viveu a transformação do clube com a subida à LaLiga?
Com muito orgulho, porque, no fim de contas, e há muitos anos, a minha primeira época no Girona foi quando eu tinha 18 anos. Estávamos na Segunda B e o clube certamente não era, nem de perto, o que é agora.
E dizia-lhe com orgulho por ter podido viver na primeira linha esta transformação, este crescimento não só da equipa, ao chegar ao topo e ao futebol profissional da LaLiga, mas também o crescimento como clube e como adeptos, vendo a massa associativa aqui em Girona crescer muitíssimo. E o facto de, finalmente, as pessoas nascidas em Girona, os meninos e as meninas, estarem orgulhosos de serem do Girona. Isto, para alguém que nasceu na cidade, é muito gratificante.
- Porque também foi um ator importante em todo o processo.
Sim, a verdade é que, no final, vivi muitas coisas no Girona, muitas boas, mas também desilusões importantes. Tive a sorte de estar na equipa quando, finalmente, pela primeira vez na sua história, chegámos à LaLiga. E não foi fácil, porque houve muitos play-offs perdidos e tardes muito tristes em Montilivi…
Mas bem, à força de não desistir, à força de perseverar e de ter insistência, conseguimo-lo, e para mim são recordações inesquecíveis. No fim, quando eu era criança, ia ao campo ver a equipa e sempre sonhei com o dia em que pudesse representar e vestir a camisola do Girona, algo que acabei por conseguir.
- Como se digere, enquanto adepto, esta montanha-russa de emoções dos últimos anos, passando da subida à Champions League e outra vez à LaLiga 2?
Pois é muito difícil, porque o contraste é muito grande. Seguramente, optar por jogar a Champions não era algo previsível, nem o mais otimista poderia imaginar algo tão espetacular como ficar em terceiro na LaLiga espanhola. E depois o contraste de, em pouco tempo, voltar a descer à LaLiga 2, que é tão exigente e complicada, necessita do seu processo de aceitação. É um pouco um luto que não se cura em poucos dias, mas que temos de ir aceitando com o tempo.
No fim, o futebol profissional é tão equilibrado e a linha é tão ténue que passamos de conseguir coisas tão grandes a perder a categoria com um deslize ou um erro. Ninguém esperava, com a equipa e o plantel que o Girona tinha, não conseguir a permanência. Tem sido complicado.
- O que acredita que representa a figura de Míchel para a entidade, ainda que também tenha sido o técnico destas duas últimas épocas?
Muitos de nós concordaremos que é o melhor treinador na história do Girona. A maioria das pessoas ficará com o rendimento que a equipa deu na época em que ficou em terceiro na classificação; levá-la à Champions, como lhe dizia antes, nem o mais otimista o teria sonhado. Mas eu também quero realçar que foi um treinador, uma pessoa, que, desde o primeiro momento que chegou a Girona, tentou absorver a cultura daqui, conhecer a história do clube, atreveu-se com o catalão, e creio que isso é algo que agradou muito. Acredito que a maioria das pessoas o idolatra e penso que o conquistou por mérito próprio.

"É essencial que os treinadores não tratem os clubes como uma empresa que te contrata"
- Quão importante é que um treinador chegue com essa vontade? Era frequente ouvi-lo falar catalão nas conferências de imprensa e estar muito integrado no clube, na cidade e na comunidade.
Eu creio que é essencial que os treinadores e os jogadores, neste caso, não tratem os clubes onde jogam como uma empresa que te contrata, mas sim porque o futebol é algo especial, é diferente, há muitos sentimentos, muitas emoções das pessoas e creio que ele, desde o princípio, teve esta visão.
Como dizia, praticamente sem ter qualquer facilidade, já tentava fazer as conferências de imprensa em catalão e não creio que isto seja bom apenas para ele, mas também para os seus jogadores. Se veem que o seu líder, como é o treinador num plantel, segue estes caminhos, creio que eles também podem ver que é o adequado. E conseguiu criar um vínculo na equipa, uma união muito necessária para conseguir grandes desafios e grandes objetivos, como foram conseguidos naqueles anos.
P: Como acredita que lhe correrá no Ajax? Parece uma cultura futebolística muito propícia para Míchel.
No fim, necessitas sempre, tanto jogadores como treinadores, do teu tempo de adaptação, do teu processo. Também ao idioma, e podem surgir dificuldades. Mas creio que a filosofia encaixa bastante com os ideais que Míchel já demonstrou nas suas equipas, aqui em Espanha, e no Girona sobejamente.
E acredito que, no final, terá rendimento e a equipa jogará como ele defendeu sempre, sem importar muito o adversário e sendo muito atrevido. Mas penso que, quando alguém tem tal convicção, é mais fácil que os jogadores acreditem em ti e que os resultados cheguem.
Onde acredita que o Girona poderia tentar estabilizar-se? Talvez regularmente estar na LaLiga?
Sim, eu creio que é o que desejaríamos todos. Evidentemente, há que ser exigente e pode-se ser ambicioso, mas sempre também com os pés assentes na terra, porque a concorrência é altíssima. Há gigantes a competir na LaLiga e o que nos teria agradado, e creio que se esteve perto de conseguir, é o poder estabilizar-se na LaLiga durante muitos anos.
Não estar a sofrer para não perder a categoria, e por momentos estar até mais perto de jogar competições europeias. Creio que o clube deu passos em frente para poder optar a isso, mas, no fim, há muitos condicionantes, há muitas equipas que competem pelo mesmo que tu e agora tocou viver esta realidade. Voltar à LaLiga 2, que o Girona já conhece e que, no final, também não é estranho para o clube ter de conviver com esta categoria.
Portanto, creio que não é fácil e há que aceitá-lo, como lhe dizia antes, mas seguramente haverá opções, mais cedo ou mais tarde, de voltar à LaLiga.
- Em que acredita que a entidade mudou ao classificar-se para a Champions e ter tido esses bons anos?
Como dizíamos no início, houve uma transformação muito grande e creio que, no que mudou, é que agora há uma estabilidade económica e institucional, há uma solvência importante, de forma que uma descida, ainda que seja traumática e dura, não faça abalar os alicerces da estrutura.
Outra coisa que destaco sempre é o que dizia antes: agora há uma massa associativa importante em Girona, e viu-se neste início de época na LaLiga 2 que Montilivi continua a apresentar muito boas entradas. Isso foi conseguido ao longo deste tempo, com resultados, com épocas muito boas que cativaram as pessoas de Girona e que agora muitos estamos orgulhosos do clube, seja na LaLiga ou na LaLiga 2, e continua-se a apoiar a equipa.
- O que acredita que significou para o Girona, a nível do clube, o City Group?
Eu estava no clube quando chegou e a instabilidade era importante, e creio que deu este impulso, esta tranquilidade para que os jogadores e a equipa técnica nos centrássemos naquilo que era o futebol. Em treinar, em competir e não em estar pendentes de se o clube estava mais frágil em temas institucionais ou económicos.
Portanto, deu esta capacidade de solvência que se manteve ao longo do tempo. Não foi uma flor que se cheira, como aconteceu noutros clubes, onde aparecem empresas potentes de fora e que só estão durante um período. Eles sempre disseram que era um projeto a longo prazo e, de momento, é assim que se está a demonstrar.
- Agora, falando deste regresso à LaLiga 2, como está a ver o Girona neste início de época?
Nos primeiros jogos, sim, via-se uma equipa em criação. No final, não é simples quando muitos jogadores estiveram na LaLiga, ao máximo nível, e veem que têm de competir na LaLiga 2. Isto também necessita de uma cura de humildade, de aceitação de que é a realidade que têm de viver. Mas sim, é certo que nos últimos jogos já se viu uma implicação geral, uma coesão na equipa e, sem dúvida, o plantel para competir na LaLiga 2 é bom.
Há jogadores de muita qualidade e creio que tudo faz pensar que o Girona, não sei se para subir diretamente, mas que optará à zona alta da classificação.

"O objetivo do Girona é voltar à LaLiga"
- Porque isso sim pode-se dizer abertamente; o objetivo é subir.
Sem dúvida, e também não há que negá-lo. É um dos orçamentos, ou o orçamento, mais alto da categoria. Além disso, quando vens de uma descida, também tens uma compensação económica que te ajuda. Conseguiu-se manter uma base de jogadores que estavam na LaLiga. Portanto, isso quer dizer que têm um nível alto e sim, o objetivo do Girona é voltar à LaLiga.
- Como se viveu no verão a situação de Tsygankov e outros?
É triste sair pela porta das traseiras quando deste um rendimento suficiente para ser recordado pelo teu nível futebolístico e não por esta situação. Foi um verão complicado porque houve vários casos, não tão extremos como o de Tsygankov, mas sim jogadores que, mesmo tendo contrato em vigor com o clube, não queriam estar aqui. Creio que se conseguiu, no final, que os que ficaram estejam implicados no projeto, que queiram somar, que queiram devolver a equipa à LaLiga, e que entendam que também, logicamente, foram responsáveis por esta descida.
Mas sim, é certo que se viveu no clube, na cidade, um verão complicado de gerir e de entender. E creio que é o que se tem de conseguir sempre na construção de equipas, que os jogadores tenham esta implicação e que queiram estar, porque se não, é muito difícil que possam dar a sua melhor versão.
- Como navegar este mar de sentimentos entre adeptos, clube e jogador, quando este não quer continuar porque não é o projeto que pensava, mas ele também é responsável pela descida?
Difícil gestão, porque no fim, como dizia, são responsáveis porque estavam naquele plantel e têm um contrato em vigor, que sempre temos de respeitar.
Mas depois há a outra parte; uma equipa técnica, um clube, não quer ter jogadores insatisfeitos que possam danificar o ambiente necessário para conseguir um objetivo tão exigente como o de voltar à LaLiga. Mas depois, também o clube tem de se fazer forte e valorizar os jogadores para poder conseguir vendas. Não os pode, logicamente, oferecer. Portanto, é uma gestão difícil em que há que valorizar muitas coisas internas, mas creio que se conseguiu levar da melhor maneira este verão.
- Coincidiu em Nova Iorque, na MLS, com o Taty Castellanos e o Yangel Herrera. Não sei se teve alguma influência na chegada deles depois ao clube.
Sim, houve algum telefonema, já não tanto na parte futebolística, que no fim é fácil poder ver jogos de todos os jogadores que jogam na liga. Mas sim um pouco na outra parte, que também é importante, o como é a pessoa, que implicações tinha, e a verdade é que Taty foi uma contratação que funcionou muito bem aqui em Girona e foi um jogador que foi querido pelos adeptos.
- O mesmo se pode dizer também de Yangel, que além disso esteve várias épocas.
Sim, foi um jogador também que, no final, também não creio que saiu da melhor maneira, porque queria continuar na LaLiga, mas foi um futebolista que deu um grande nível nos anos que esteve no clube.

"A MLS experimentou um crescimento muito rápido"
- Centrando-nos nessa pequena etapa na MLS, como foi jogar no New York City naquele ano?
Pois foi uma experiência que necessitava, porque eu levava muitos anos aqui no Girona, na minha cidade, poderíamos dizer que em certa zona de conforto, e quando terminei a minha etapa aqui, não foi fácil. Porque eu sempre o disse, teria continuado todos os anos da minha carreira no Girona, porque no final era a minha casa, mas também, entendendo que tudo termina.
Necessitava de uma experiência um pouco exótica, poderíamos dizer, e a oportunidade de viver em Nova Iorque, de continuar vinculado ao City Group, foi uma experiência boa. No futebolístico, não foi da melhor maneira pessoalmente, creio que não estive ao nível que eu próprio esperava. Mas ao valorizá-lo de forma genérica, creio que foi bom, e tive a sorte de conhecer um país espetacular, de estar num clube em crescimento, de partilhar balneário com grandes jogadores, como Taty Castellanos, Yangel Herrera, David Villa... Portanto, foi algo bom viver aquilo.
- Que papel tinha Villa naquele balneário? Já era muito veterano obviamente, mas claro, jogador de galões enormes.
De muitíssimos galões. Eu sempre o defini como o melhor avançado espanhol da história, creio, ou, pelo menos, dos melhores e com mais títulos. Sim, é certo que estava no final da sua carreira, mas já, mesmo tendo uma idade, via-se o nível futebolístico, mas também o nível pessoal. Ali era um jogador importantíssimo, o clube tinha apostado muito nele, e quanto à adaptação, a mim ajudou-me muito nos meus primeiros meses, já não só no clube como também na cidade.
- Como mudou a MLS e o seu nível desde aqueles anos até agora?
Tem sido um crescimento muito rápido, e há tempo jogadores de muitíssimo nível, não sei se iam retirar-se, mas iam viver uma experiência diferente na MLS. Tenho recordações de Lampard, de Pirlo, de Rooney, e muitos jogadores com grande palmarés.
Isso deu-lhe uma repercussão muito potente. É certo que os clubes ali têm capacidade para poder conseguir que jogadores de nível vão jogar nos seus clubes, e demonstrou-se agora com a chegada destas últimas épocas de Messi, Suárez e companhia.
A MLS está a crescer e cada vez os americanos gostam mais do futebol; ali há muita concorrência com outros desportos que são muito fortes, mas cada época vai tendo mais repercussão.
- Foi especial terminar a carreira em Olot?
Sim, não foi fácil, porque tive de viver contrastes importantes em poucas semanas. Como poderão entender, passei de viver em Nova Iorque, estar no City Group, no New York City, um clube em crescimento, a, em poucos dias, voltar para casa, a Girona, com as diferenças que tem. E num clube como o Olot, que, sempre o disse, me ajudou muito desde o primeiro momento, e onde me senti importante e querido.
Foi uma boa despedida. Não foram anos tão traumáticos, vivi também subidas, coisas muito bonitas que me permitiram terminar a minha carreira futebolística com um bom sabor de boca.
Receba todas as notícias sobre as suas equipas e jogadores favoritos!
Transferências, notícias, entrevistas: ative as noficações para os artigos sobre os seus jogadores e equipas favoritas.

