Exclusivo Flashscore: Iñigo Martínez assinou com o Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exclusivo Flashscore: Iñigo Martínez assinou com o Barcelona
Iñigo Martínez vai jogar no Barcelona nas próximas duas épocas
Iñigo Martínez vai jogar no Barcelona nas próximas duas épocasIñigo Martínez/Instagram
Iñigo Martínez, o defesa-central canhoto do Athletic Bilbao, clube ao qual chegou no final de janeiro de 2018 depois de pagar a cláusula de 32 milhões de euros à Real Sociedad, já assinou pelo Barcelona para as próximas duas temporadas, segundo apurou o Flashscore.

O contrato de Iñigo Martínez termina este verão e o seu agente, Carmelo Sánchez, que é também seu tio, teve várias reuniões nos últimos meses com Mateu Alemany, director de futebol do Barcelona, tal como com outros clubes interessados em contratar o central basco. As dúvidas do agente e da família deviam-se à incerteza gerada pelo cumprimento do Fair-Play Financeiro e a uma possível sanção imposta aos catalães pelo caso Negreira. Contudo, chegou-se a um acordo, o jogador passou nos exames médicos e assinou por duas épocas, um período de tempo considerado adequado pelo clube para um jogador de 31 anos.

A transferência foi um pedido expresso de Xavi Hernández, que procurava um defesa-central com este perfil: experiente, forte, agressivo e com bom controlo de bola. Iñigo passou 12 temporadas na LaLiga e foi internacional em 20 ocasiões por Espanha, o que garante fiabilidade e uma rápida adaptação, uma vez que conhece vários jogadores do Barça.

O Athletic Bilbao já está à procura de um substituto

O problema agora é para o Athletic Bilbao, que precisa de encontrar um substituto. David Garcia, do Osasuna, é uma das opções, mas o preço da cláusula de rescisão (20 milhões de euros) complica a operação. Aymeric Laporte (28 anos) é também cogitado para um possível regresso a casa, mas ocontrato expira em 2025 e isso implica negociar com o Manchester City. A direcção desportiva do Athletic está há algum tempo a sondar o mercado para encontrar um substituto adequado para cobrir uma perda tão notável.

Ferreira-Carrasco depende do Fair-Play Financeiro

Com a posição de lateral-esquerdo já coberta, o Barça continua à procura de oportunidades no mercado. A situação financeira não lhe permite gastar muito, uma vez que tem de angariar 200 milhões de euros para cumprir os parâmetros exigidos pela LaLiga, seja através da venda de ativos, da transferência de jogadores, da redução dos salários dos que ficam ou de um pouco de tudo. Se o objetivo for cumprido, poderá entrar o belga Yannick Ferreira-Carrasco a troco de 15 milhões de euros. Esse é o valor que foi fixado na transferência de Memphis Depay para o Atlético de Madrid na janela de transferências de Inverno.

A chegada de Carrasco dependerá da situação financeira do Barça
A chegada de Carrasco dependerá da situação financeira do BarçaAFP

O extremo do Atlético Madrid ficaria muito satisfeito com a transferência e Xavi gostaria de o ter, mas tudo dependerá da forma como o Barça conseguirá aliviar a sua tesouraria e abrir espaço para possíveis chegadas. O líder do campeonato também tem jogos importantes pela frente.