
Xavi Hernández gosta de rotações. Contra o Bétis, na quinta jornada da LaLiga, apresentou um onze cheio de novidades. A ala direita, que parecia estar a ser disputada entre Raphinha e Lamine Yamal, acabou por ir para Ferrán Torres. As boas exibições com a seleção e a média de golos por minuto foram argumentos suficientes para o jogador de Terrasa. Os Joões também tiveram a sua oportunidade desde o início.
Manuel Pellegrini, no seu 70.º aniversário, também optou por mudanças. Chadi Riad, o defesa-central maiorquino contratado ao Barça, jogou no centro da defesa ao lado do regressado Bartra, e Altimira, outro dos novos jogadores, teve o seu lugar no meio-campo. Este rapaz jogou há alguns meses pelo Sabadell, na terceira divisão, foi contratado pelo Getafe e, sem se estrear, acabou no Bétis depois de pagar a sua cláusula de dois milhões de euros.

O Barça começou por dominar e esteve perigosamente perto do golo de Rui Silva, mas a oportunidade mais clara do primeiro quarto de hora coube aos Verdiblancos. Uma bola recuperada e bem jogada por Isco acabou por chegar a Luiz Enrique. O brasileiro rematou cruzado com o pé direito e a bola passou ao lado do poste esquerdo da baliza de Ter Stegen.
O Barça estava a jogar mais pela esquerda. O avião de Balde pedia constantemente uma pista para descolar. O primeiro golo, no entanto, veio da direita. Oriol Romeu cruzou para a área. João Félix não conseguiu acertar na bola à primeira tentativa, mas aproveitou o ressalto para driblar Rui Silva e marcar quase sem ângulo. O festejo dos portugueses foi uma catarse depois de um verão de angústia e stress.

O português estava inspirado e isso ficou patente no segundo golo do Barça. Um passe de Christensen transformou-se numa assistência para golo sem tocar na bola, com um movimento de corpo e deixando-a passar por ele. Lewandowski agradeceu-lhe o gesto com o segundo golo da sua equipa.
A reta final da primeira parte foi uma loucura. Ter Stegen fez uma excelente defesa a um remate de Willian José e Rui Silva respondeu com um duplo remate de João Félix.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Para piorar a situação, o guarda-redes português estava lesionado. Com Claudio Bravo na mesma situação, Francisco Vieites, um guarda-redes de 24 anos sem experiência na elite, teve de fazer a sua estreia. Mau dia para deixar de fumar.
O primeiro golo foi marcado por Ferrán Torres. A falta cometida por Marc Roca sobre Lewandowski, à entrada da área, foi cobrada com mestria pelo valenciano. Foi o seu último serviço antes de ser substituído. Raphinha, que entrou para o seu lugar, marcou o quarto golo na primeira bola que tocou. O público de Montjuic aplaudiu a festa blaugrana.

João Cancelo rematou para o fundo das redes após uma brilhante jogada individual. Xavi pode estar feliz. Tudo correu na perfeição. A exibição da sua equipa reafirma todas as suas decisões.
