Ez Abde: o grande perigo para o Barcelona, em plena euforia com Lamine Yamal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ez Abde: o grande perigo para o Barcelona, em plena euforia com Lamine Yamal

Ez Abde, reforço do Betis, poderá fazer a sua estreia contra a sua antiga equipa
Ez Abde, reforço do Betis, poderá fazer a sua estreia contra a sua antiga equipaReal Betis
O provérbio espanhol diz que não há pior cunha do que uma cunha da mesma madeira. Não é que Abde seja um produto de La Masia, tendo começado por jogar no Elche e depois no Hércules, de onde foi contratado por Ramon Planes para a equipa de juniores do Barcelona, no verão de 2021, mas o regresso, como rival, do elétrico extremo marroquino (21 anos) está a causar preocupação a uma equipa do Barça onde poderia ter tido sucesso e que o vendeu por 7,5 milhões de euros.

Xavi Hernández gostava de Abde, mas a presença de Raphinha, Ferran Torres e, sobretudo, a emergência brutal de Lamine Yamal, aliados à necessidade financeira do Barcelona, levaram clube e jogador, sobretudo por insistência deste último, a tomar a decisão conjunta de se transferir em definitivo. 

O avançado saiu para o Betis, com quem assinou por cinco épocas, a troco de 7,5 milhões de euros, correspondentes a 50% dos seus direitos económicos. Além disso, o Barcelona manteve uma opção de compra para os dois primeiros anos, que, segundo várias fontes, está estimada em 20 milhões de euros no primeiro verão e 25 milhões no segundo.

Ez Abde, jogando pelo Barça na turnê de verão contra o Arsenal.
Ez Abde, jogando pelo Barça na turnê de verão contra o Arsenal.AFP

Abde chegará a Montjuic no sábado (20:00) com a camisola do Betis, depois de uma semana muito intensa. Convocado pela seleção marroquina para disputar a fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas, o terramoto da passada sexta-feira alterou todos os planos. A tragédia vivida no país (2.800 mortos e 2.500 feridos, segundo os últimos números oficiais) foi um trauma para todos os marroquinos.

Abde, doando sangue num centro médico marroquino.
Abde, doando sangue num centro médico marroquino.IG: equipedumaroc

O jogo Marrocos-Libéria, previsto para sábado, foi adiado e os jogadores da seleção nacional foram ajudar os mais necessitados. Ez Abde, tal como os seus companheiros de equipa, deslocou-se a um centro médico para doar sangue e sensibilizar os seus compatriotas para a necessidade de repetir este ato para ajudar os milhares de feridos.

Os números de Ez Abde
Os números de Ez AbdeFlashscore

Após alguns dias difíceis, Abde chegará a Barcelona no fim de semana para visitar os seus antigos companheiros de equipa com a intenção de provar que teria tido um lugar no plantel se lhe tivesse sido dada a continuidade necessária.

Siga o Barcelona-Betis no Flashscore