Mais

FlashFocus: Joan Garcia, o guarda-redes que metade da Europa quer

Joan García ao serviço do Espanhol
Joan García ao serviço do EspanholJudit Cartiel / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Arsenal de Mikel Arteta surge como um possível destino para o guarda-redes espanhol. O Bayern está à procura de um substituto para Neuer e o Real Madrid analisou recentemente um dos jovens mais promissores da LaLiga.

Uma equipa recém-promovida costuma suar a camisola em todos os jogos. O sofrimento diário torna-se comum. Além disso, para um clube que vem da segunda divisão e que geralmente mantém o plantle que conquistou a promoção com poucas mudanças, manter uma baliza inviolada é uma tarefa quase impossível.... Não é o caso do Espanholque regressou à LaLiga esta época e está bem longe da despromoção (13.º lugar com 39 pontos). 

O sonho da Europa é difícil. Enquanto a qualificação do Barcelona para as meias-finais da Liga dos Campeões e a do Athletic para as meias-finais da Liga Europa dão à LaLiga um quinto lugar na Liga dos Campeões (e aumentam também as quotas da Liga Europa e da Liga Conferência), o Espanhol está a cinco pontos dos lugares da Conferência. No entanto, o Espanhol pode fazer um balanço positivo da campanha, uma vez que alcançou objectivos importantes como vencer o Real Madrid e complicar o percurso da equipa de Carlo Ancelotti na LaLiga.

O jovem Joan García, que tem sido presença assídua nas escolhas do Flashscore, tem sido fundamental para alcançar esses objectivos. O guarda-redes de 23 anos tornou-se o titular da equipa de Perico e é também um alvo interessante no mercado, com a sua cláusula de rescisão de 25 milhões de euros a facilitar a sua possível saída no verão. Vários clubes, incluindo o Real Madrid - que recentemente se juntou à lista de interessados - sonham em adquirir os seus serviços, sendo o Arsenal, que quer um substituto e mais concorrência para David Raya, o clube mais interessado. O Aston Villa mostra as mesmas intenções que os Gunners e quer um segundo homem de peso para a sua baliza, guardada por Emiliano Dibu Martinez.

Uma peça importante para o Espanhol

Joan Garcia disputou 33 partidas pelo Espanhol nesta temporada. Ele também conseguiu sete jogos sem sofrer golos (incluindo a vitória contra o Real Madrid em Cornellà). O Real Madrid e o Atlético de Madrid são as equipas com mais jogos sem sofrer golos (ambos com 13), seguidos da Real Sociedad (12), Barcelona (11) e Athletic (11).

O jovem de 23 anos é o guarda-redes com mais defesas na Liga (101 defesas em 25 jogos, uma média de 4,27 defesas por jogo) e nas cinco principais ligas europeias. Em Espanha, Diego Conde (Villarreal), com 25 defesas em 9 jogos, e Álvaro Valles, Las Palmas, seguem-no. Na Europa, ele bate David Raya (Arsenal), 24 defesas, Courtois (Real Madrid ) 78% de defesas e Wojciech Szczęsny com 66,7% de defesas.

Apesar do seu grande desempenho, ainda não conseguiu um lugar na seleção principal de Espanha. Joan García já fez parte das divisões inferiores de Espanha (fez parte da equipa convocada por Santi Denia para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde La Roja conquistou a medalha de ouro na final contra a França).

Para já, o treinador Luis de la Fuente manteve os seus três guarda-redes habituais: Unai Simón, do Athletic Club, é a primeira escolha. David Raya, titular indiscutível do Arsenal, é o segundo guarda-redes e Álex Remiro, da Real Sociedad, é o terceiro.

Joan García, na sua perspetiva, continua a trabalhar arduamente e a chamar a atenção dos adeptos do Espanhol e da LaLiga.