Hansi Flick estava no cargo há menos de 24 horas quando foi rotulado pela famosa imprensa espanhola. Segundo a Marca, o novo técnico alemão vai implementar no FC Barcelona o Flicki-Flaka, uma mistura do poderoso jogo de pressão alemão com o lendário futebol de posse de bola do Barça de outrora, sob o comando de Pep Guardiola.
As expectativas do treinador alemão no clube espanhol são enormes. Flick é o sucessor do ídolo Xavi e deve ajudar o clube a recuperar a glória de outrora.
O próprio Flick ficou impressionado com as suas primeiras impressões em solo espanhol. "É uma grande honra e um sonho para mim", disse Flick, garantido que fará "o possível para levar o clube ao sucesso, temos a mesma filosofia, vou adorar". Após vários dias de incerteza, o técnico de 59 anos assinou finalmente o seu contrato até 2026. "A minha fome de títulos é extremamente grande. Podemos conseguir muito juntos", disse Flick.
8-2 como carta de recomendação
Nos primeiros dias, o treinador natural de Heidelberg já teve uma boa impressão do seu futuro ambiente. Os primeiros paparazzi apanharam Flick a entrar no parque de estacionamento subterrâneo de um hotel no centro de Barcelona, na terça-feira à noite. Durante o jantar com o presidente do Barça, Joan Laporta, dezenas de representantes dos media e adeptos aguardavam. A imprensa estava, naturalmente, a recordar a épica vitória do Bayern por 8-2 em Barcelona nos quartos de final da Liga dos Campeões de 2020. Por outras palavras, a época em que a equipa de Flick em Munique terminou com um histórico hexa, ou seja, seis títulos numa só época.
Depois de Udo Lattek (1981 a 1983) e Hennes Weisweiler (1975 a 1976), Flick será apenas o terceiro treinador alemão no clube catalão. De acordo com a imprensa, vai auferir três milhões de euros líquidos por ano, acrescidos de prémios de desempenho. Flick estava sem emprego desde que foi demitido da Federação Alemã de Futebol (DFB) em setembro de 2023. Ele ganhou sete títulos com o Bayern de Munique durante seu curto mandato de 2019 a 2021.
"Estou muito feliz pelo Hansi. É uma tarefa especial. Ambos os clubes (Bayern e Barcelona) são complicados para os treinadores porque as exigências são muito elevadas. Desejo-lhe sucesso", disse o jogador da seleção nacional Thomas Müller.
Flick já era apontado como um dos principais candidatos à sucessão de Xavi em janeiro e terá estado ocupado a aprender espanhol. Foi-lhe permitido dar uma primeira amostra no vídeo de boas-vindas. Goza de uma excelente reputação em Espanha, especialmente desde a impressionante vitória por 8-2 em Camp Nou.
O aviso de Xavi
No entanto, uma tarefa gigantesca aguarda Flick, como Xavi deixou claro antes de sua partida. "Quero dizer ao novo treinador que ele vai sofrer e que deve ser paciente, é uma posição muito complicada", disse o antigo jogador de 44 anos.
"A única coisa que vai salvar o novo treinador são as vitórias", frisou Xavi, que levou o Barça ao título de campeão em 2023. O seu sucessor encontra-se numa "situação difícil" porque "o Barça é um clube difícil e existe também uma situação financeira difícil, não vai ser fácil".