Mais

Florentino Pérez ataca UEFA: "Nova Champions é um sistema injusto que ninguém entende"

Florentino Pérez com críticas mordazes
Florentino Pérez com críticas mordazesJAKUB PORZYCKI/ NurPhoto/ NurPhoto via AFP
O presidente do clube compareceu na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de Sócios Representantes do Real Madrid. Atacou a UEFA pela nova Liga dos Campeões, a FIFA pelo Mundial de Clubes e deixou ainda comentários cáusticos sobre a Bola de Ouro entregue a Rodri.

Florentino Pérez atacou o novo formato da Liga dos Campeões: "O novo formato demonstrou que não é a solução. É um sistema injusto com 36 equipas que ninguém entende. O valor de cada jogo baixou consideravelmente. A UEFA aumentou o número de jogos, mas cada partida vale muito menos. Isso está a afetar a saúde dos jogadores".

Mas não é tudo. Criticou também o Campeonato do Mundo de Clubes: "Vai privar os futebolistas das suas merecidas férias. A UEFA aumentou o número de jogos inconsequentes no futebol. Só há uma razão, que é ganhar mais dinheiro".

O presidente do Real Madrid também abordou a questão dos concertos no Santiago Bernabéu: "É inconcebível ver em alguns meios de comunicação tóxicos que não temos licença para realizar jogos de futebol. Isso é totalmente falso e é publicado pelos meios de comunicação que se dedicam a inventar boatos sobre a organização de concertos. Limitamo-nos a alugar o estádio e a receita, neste caso, é equivalente a 1%".

Bola de Ouro

Florentino tem algo para todos e também comentou a escolha de Rodri como vencedor da Bola de Ouro, que o clube boicotou: "Rodri é um grande futebolista. Tem todo o nosso carinho, mas vou dizer-vos uma coisa. A Bola de Ouro devia ter ido para o Real Madrid. Este ano compensaram Rodri pelo seu desempenho na época passada. Ele merece a Bola de Ouro, mas não este ano".

"Os leitores do L'Équipe deram o prémio a Vinicius. É surpreendente que o comunicado da UEFA diga que ele não sofreu alterações. Mudaram o sistema de votação. É surpreendente que existam países com menos de um milhão de habitantes tenham agora direito de voto", atirou.

O dirigente espanhol agradece também o facto de haver pessoas que não votaram. "Há até jornalistas que desistiram de votar para este prémio, como no caso do finlandês. A verdade é que estou grato por isso".

Graças ao Athletic e ao Barcelona

Depois, foi a vez de apontar baterias à LalIGA: "Temos dois problemas com os dirigentes: a falta de transparência e os ataques contínuos. Surpreende-nos a forma como a lALiga justifica a distribuição de dinheiro pelos clubes. Pedimos à Liga que identifique os meios de comunicação social subsidiados".

Neste sentido, Florentino quer unir forças com outros dois clubes. "Gostaria de agradecer ao Barcelona e ao Athletic Club por nos terem apoiado na oposição às alterações que a Liga fez com que as nossas receitas fossem enviadas para a competição. Lutarei para que as receitas do Real Madrid vão para o Real Madrid, as do Barcelona para o Barcelona e as do Athletic Club para o Athletic Club".