Freddy Adu foi cotado para ser um grande jogador no início da adolescência, mas as expectativas dominaram-no.
Refletindo sobre a ascensão repentina do Yamal ao estrelato, Adu disse à Football Odds: "Há semelhanças entre mim e Yamal, porque ele foi anunciado como um grande talento em uma idade tão jovem e é conhecido em todo o mundo neste momento, assim como eu fui."
"Penso que as nossas situações são um pouco diferentes. É óbvio que o Yamal, com esta idade, já está a jogar a um nível muito mais elevado do que eu na altura. Já ganhou o Euro, está totalmente integrado na seleção nacional e é um dos melhores jogadores da sua seleção, levando-a às fases finais da maioria dos torneios que disputou até agora. Joga num dos maiores clubes do mundo, o Barcelona, e cresceu nas camadas jovens. Esteve toda a vida nesse sistema, conhece-o bem. Sente-se confortável e tudo lhe correu na perfeição", acrescentou Freddy Adu.
"O nosso estilo de jogo era muito semelhante, ele é muito habilidoso, vem do lado direito, corta para dentro, remata. Eu era avançado e jogava como extremo, às vezes à direita, às vezes à esquerda, mas sobretudo no meio, ou seja, jogava em todo o lado! Yamal é muito habilidoso. O seu pé esquerdo é simplesmente sublime e brilhante. É muito parecido comigo, só que muito mais polido do que eu era na mesma idade", reconheceu o antigo jogador norte-americano.
Conselhos para Yamal
Em termos de conselhos para Lamine Yamal, que acabou de completar 18 anos, Adu diz que o jovem deve simplesmente concentrar-se no futebol.
"Todos os olhares estão voltados para ele o tempo todo, e isso é muito difícil. Para mim, pessoalmente, eu não poderia ser apenas um rapaz normal, e isso vindo de alguém nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o futebol nem sequer é um dos desportos mais importantes, mas eu estava a passar por isso e não conseguia lidar com a situação. Não consigo sequer imaginar como é para Yamal em Espanha e a atenção que deve receber. Provavelmente, a atenção é multiplicada por mil, porque o futebol é o desporto nacional deles e ele joga na maior equipa. Para onde quer que vá, tudo o que faz, todos os olhos estão postos nele. Como jovem jogador, quando se é colocado numa situação destas, é muito, muito difícil de lidar", explicou Freddy Adu.
"O meu conselho seria que ele baixasse a cabeça, treinasse e se concentrasse no seu ofício. Porque há muitas distrações, algumas coisas nos jornais que eu vi, em que ele estava com uma mulher muito mais velha do que ele nas férias, toda a gente fala disso. Tudo o que ele fizer vai ser falado por toda a gente", concluiu.
