Luis Díaz tornou-se uma novidade nos últimos mercados. Primeiro, foi associado ao Barcelona. Depois, falou-se de uma possível chegada do extremo colombiano ao PSG com a saída de Kylian Mbappé para o Real Madrid. Agora, a meio de uma época com altos e baixos para o antigo Junior de Barranquilla, volta a falar-se de uma possível rutura entre o Liverpool e o jogador "tricolor".
Vários relatos sugerem uma alegada "insatisfação" do extremo que, além disso, tem sido utilizado como "falso nove" por Slot durante vários jogos desta época. Diaz, que tem 13 golos e três assistências em 35 jogos disputados, tem dúvidas sobre o seu lugar no plantel, de acordo com Melissa Martinez, da ESPN.
"Foi-me explicado perfeitamente que Lucho nem sequer estava ciente da questão numérica. De facto, o posicionamento na tabela não é tão real em função do que ele ganha, porque há algumas variáveis que foram assinadas. Além disso, tem muito a ver com o contrato, como já referi, que é assinado por cinco anos com uma transferência muito elevada, pelo que o salário é inferior ao de muitos dos seus colegas de equipa (...) Mas o facto de estar chateado porque há quem ganhe mais, ele nem sabe, mas está um pouco preocupado com a sua posição em campo", disse.
Diaz, que começou a época como titular indiscutível, tem vindo a perder força no flanco esquerdo. Cody Gakpo tem sido mais consistente do que o colombiano e ganhou a posição em vários jogos importantes. A titularidade de Mo Salah no flanco direito é indiscutível. Por estas razões, Slot colocou o antigo jogador do FC Porto como falso nove, uma nova posição para ele.

A oferta do Barcelona
Em Espanha, por outro lado, voltaram a surgir notícias que ligam Luis Diaz ao Barcelona. O extremo, que numa ocasião aceitou ser adepto da equipa Culé, terá oferecido-se à equipa catalã, segundo José Álvarez, jornalista do "El Chiringuito".
Atualmente, o ataque blaugrana está mais do que definido: Raphinha tem uma ala, Lamine Yamal a outra e Lewandowski é o avançado de Hansi Flick. Dani Olmo ou Pedri jogam como médios criativos. Luis Diaz, neste contexto, teria dificuldade em lutar por um lugar no onze inicial.