O contrato de Robert Lewandowski está a chegar ao fim e, por isso, já se pondera como será o ataque na próxima época.
O planeamento antecipado já começou e Harry Kane e Erling Haaland já foram referenciados, com Dusan Vlahovic também a ser considerado como possível jogador livre. Agora, Julian Alvarez e Serhou Guirassy também têm sido associados ao clube blaugrana.
Como solução a longo prazo, Haaland é claramente o sonho. No entanto, existe uma possibilidade real de o Barça não conseguir contratá-lo já no próximo verão, sendo necessário encontrar uma solução de transição entre a saída de Lewandowski e a chegada do internacional norueguês.
Kane encaixa nesse perfil, caso decida abandonar o Bayern Munique, mas antes terá de discutir o seu futuro com o clube alemão. O seu momento de forma é excelente – chegou mesmo a afirmar que o último jogo frente ao Borussia Dortmund foi um dos melhores de toda a sua carreira.
Com isto em mente, pode optar por permanecer, pelo que as opções em torno do avançado da Juventus, Vlahovic, de Alvarez do Atlético de Madrid e de Guirassy do Borussia Dortmund tornam-se ainda mais interessantes.
Alvarez é uma opção difícil de concretizar devido ao investimento financeiro necessário.
O avançado internacional argentino transferiu-se para o Atlético vindo do Manchester City em 2024 por 82 milhões de libras (96,8 milhões de euros) e esse valor não desceu desde então.
Vlahovic poderia chegar a custo zero, já que o seu contrato está a terminar, mas ainda assim implicaria compromissos salariais elevados, além de ser necessário decidir se pode ser uma fonte fiável de golos, tendo em conta a sua passagem irregular pela Juve.
A opção Guirassy ganha especial interesse do ponto de vista financeiro e da qualidade, pois chega a informação da Alemanha de que poderá ser contratado no verão por um valor bastante acessível.
Espera-se que possa sair do clube no próximo verão por uma cláusula de transferência fixa de 50 milhões de euros para determinados clubes de topo.
O Barça está entre os clubes referenciados e, por isso, a sua capacidade goleadora e ambição de se testar num patamar superior podem abrir caminho a uma transferência interessante.
No imediato, o Barça vai concentrar-se em prolongar um contrato importante. O futuro de Ferran Torres é um dos temas em cima da mesa, e o objetivo é garantir a sua continuidade para além de 2027, em vez de avançar para contratações no ataque já em janeiro.
No entanto, neste momento, parece pouco provável que Lewandowski renove o seu vínculo durante esta época e, tendo isso em conta, o clube começa a ponderar seriamente o que fazer a seguir.
