Mais

Javier Tebas e um "El Clásico" fora de Espanha: "Se o Real Madrid o autorizar, será estudado"

Javier Tebas, presidente da LaLiga
Javier Tebas, presidente da LaLigaOSCAR DEL POZO/AFP
Javier Tebas, presidente da LaLiga, falou à APDM. Alguns dos temas abordados foram o Caso Dani Olmo, o Clássico fora de Espanha e a forma de Kylian Mbappé.

LaLiga e a luta contra o racismo: "Continuamos a lutar contra os comportamentos odiosos, e não apenas contra o racismo: homofobia, intolerância.... Continuamos a avançar e estamos sempre atentos, não podemos baixar a guarda".

Caso Dani Olmo: "Somos contra o seu registo e estamos a apresentar os recursos que nos correspondem nas instâncias que nos correspondem. E onde estamos a pedir que ele não seja registado, logicamente".

Há alguma hipótese de Olmo ser excluído do registo?  "Bem, se acreditamos que ele não deve ser registado, obviamente acreditamos que temos uma hipótese de ele não ser registado".

Existe a possibilidade de um Clássico fora de Montjuïc?  "Não nos foi dito nada e eu sei o mesmo que vocês, o que pude ler e nada mais. Fala-se até de fora de Espanha e essas coisas. Nós não sabemos de nada. De facto, se há um problema que já aconteceu noutras ocasiões por motivos de força maior noutros estádios devido a obras, as equipas jogaram sempre fora do seu estádio".

É possível que haja um Clássico fora de Espanha? "Teria de ter a autorização do outro clube, que é o Real Madrid, e teria de ser estudado".

Queixas dos clubes sobre o caso Dani Olmo: "Que têm razão. Se nós, enquanto Liga, estamos a apresentar os recursos correspondentes é porque consideramos que uma decisão não foi tomada de acordo com a lei, como deveria ser."

Os horários polémicos: "Todos os anos há queixas dos clubes sobre os horários. É muito difícil equilibrar os calendários, especialmente quando há competições europeias e a Taça do Rei. É preciso ter em conta quais as equipas que vão estar nas meias-finais, quais as que vão estar na Liga dos Campeões. Tenho muita pena, mas são as circunstâncias".

Os jogos em que o Barça coloca Dani Olmo em campo podem ser contestados? "No domínio do direito desportivo, quando um jogador tem licença, e neste momento Dani Olmo tem licença para jogar, não é possível impugnar um jogo, mesmo que mais tarde nos seja dada razão.

Críticas aos árbitros: "Infelizmente, é uma questão que temos vindo a tratar há alguns anos, não é uma questão nova criticar a arbitragem. Não gosto desse tipo de críticas. Também não gosto de algumas das críticas que estão a ser feitas neste momento com o canal do Real Madrid ou com o presidente Laporta no outro dia. No dia 6 de fevereiro vamos ter uma reunião da Federação com todos os clubes e a Comissão Técnica de Árbitros e vamos ver se conseguimos avançar para ver se há alguma solução ou se há coisas que têm de ser mudadas. Há um ano, os clubes disseram que o sistema de arbitragem tinha de ser alterado e vamos ver como corre essa reunião".

Kylian Mbappé: "Vou dizer o que disse na altura em que o estavam a matar, que estavam a dizer 'oh, como o Mbappé é mau'. Muita gente estava a dizer isso. Eu disse que este jogador não se esqueceu de como se joga futebol e que nos daria grandes tardes de glória do Real Madrid e do futebol espanhol, e é isso que tem feito nos últimos jogos. É o Kylian Mbappé que todos conhecemos. Estes jogadores não se esquecem de jogar futebol".